Fique conectado

Cidade

Psicólogo assisense participa de Workshop INcontro de Psicologia

Evento realizado em Marília (SP) abordou o delicado tema sobre suicídio e manejo do comportamento suicida.

Publicado em

254

Márcio Ribeiro e Karina Okajima Fukumitsu (Foto: Divulgação)
Márcio Ribeiro e Karina Okajima Fukumitsu (Foto: Divulgação)

O empresário e psicólogo assisense Márcio Ribeiro participou no último sábado (23) do Workshop INcontro de Psicologia, que foi ministrado pela escritora, psicóloga, psicoterapeuta e Pós-Dra. Karina Okajima Fukumitsu.

O evento que teve duração de 8 horas aconteceu na cidade de Marília (SP) e teve como delicado tema o “Suicídio e manejo do comportamento suicida”.

No curso foi abordado assuntos:

  • A compreensão do fenômeno suicídio.
  • A compreensão do comportamento suicida.
  • Avaliação compreensiva do potencial de suicídio: Fatores de risco e sinais de alerta.
  • Implicações, possibilidades e manejo do comportamento suicida.
  • Fatores de proteção.
  • Introdução à posvenção: Atendimento ao luto por suicídio.

O curso teve ainda como objetivo identificar pessoas com possível risco de suicídio: Fatores de risco e Sinais de Alerta. Ofereceu aos profissionais da saúde subsídios teóricos e técnicos para atendimentos e possibilidades de manejo do comportamento suicida. Além disso foi abordado a seguinte questão: Como agir diante de uma pessoa com risco de suicídio?

“Um trecho retirado do livro Fukumitsu, foi um dos momentos marcantes durante o curso” diz Ribeiro.

Trecho do livro:

Por que se calar, em relação ao comportamento suicida, se o falar é tão importante? (Fukumitsu 2015)

“O suicídio, portanto pode ser visto como uma morte escancarada e íntima, pois se a morte escancarada é uma morte violenta que acontece nas ruas, no cotidiano, o suicídio é uma morte violenta nas vielas intimas e , por esse motivo, instala a experiência de caos e uma intensa situação inacabada por configurar a urgência e emergência naquele que a vivencia”. (Fukumitsu, 2013, p.50)

Ministrante
Karina Okajima Fukumitsu é psicóloga e psicoterapeuta, professora do curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Psicologia Clínica pela Michigan School of Professional Psychology (EUA), especialista em Psicopedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e em Gestalt-terapia pelo Instituto Sedes Sapientiae. É autora dos livros Suicídio e Gestalt-terapia e Perdas no desenvolvimento humano: um estudo fenomenológico.

O psicólogo Márcio Ribeiro atende em sua clínica, localizada na Rua Dra. Ana Barbosa, 386 no centro de Assis, telefone (18) 99653-9223, atuando na Psicoterapia individual de crianças, adolescentes, adultos e idosos, além de Psicoterapia de casal e familiar.

Animais

1º Fórum de debates contra maus-tratos de animais domésticos será nesta sexta

O evento reunirá representantes de órgãos públicos, ONGs, comunidade, entre outros.

Publicado em

Do AssisNews
1º Fórum de debates contra maus-tratos de animais domésticos será nesta sexta

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a Câmara Municipal realiza nesta sexta-feira, 24, às 19h, o 1º Fórum de debates contra maus-tratos de animais domésticos.

O evento que acontece na Câmara Municipal é aberto ao público em geral e toda população é convidada a participar.

Durante o debate serão discutidos assuntos sobre políticas públicas de prevenção e proteção aos animais domésticos.

O evento reunirá representantes de órgãos públicos, ONGs, comunidade, entre outros.

A Câmara Municipal fica localizada na Rua José Bonifácio, 1.001.

Continue lendo

Cidade

Prefeitura recebe autorização para abertura de trecho entre as avenidas Rui Barbosa e Irene Meneghetti

O trecho localizado nas proximidades do Residencial Damha está sob responsabilidade da Concessionária Auto Raposo Tavares – CART.

Publicado em

Do AssisNews
Prefeitura recebe autorização para abertura de trecho entre as avenidas Rui Barbosa e Irene Meneghetti (Foto: Departamento de Comunicação)
Prefeitura recebe autorização para abertura de trecho entre as avenidas Rui Barbosa e Irene Meneghetti (Foto: Departamento de Comunicação)

O Diário Oficial da União publicou em 17 de maio, autorização, a título precatório, para abertura de acesso Público Municipal na altura do km 0+000m e 0+550m, pista norte da SPA -440/270, alto da Avenida Rui Barbosa com Avenida Irene Meneghetti Longhini.

O trecho, que está localizado nas proximidades do Residencial Damha, está sob responsabilidade da Concessionária Auto Raposo Tavares – CART, e receberá nova rotatória para facilitar o trajeto de moradores daquela localidade, proporcionando mais acessibilidade e segurança aos motoristas que trafegam por aquela região.

A construção dos acessos será de responsabilidade da Damha Urbanizadora, com rotatória entre as avenidas e alça de acesso ao lado da marginal Rodovia Raposo Tavares, cujo investimento está avaliado em aproximadamente R$ 1 milhão.

O pedido de abertura do trecho entre as avenidas atende reivindicação de 2014 dos moradores daquela região e foi viabilizado em 2017, através do prefeito José Fernandes, que por intermédio Deputado Estadual, Ricardo Madalena, estiveram na ARTESP – Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo, para apresentação do projeto de construção dos acessos.

Na reunião, estiveram presentes o diretor da ARTESP, Pedro Brito, o secretário Municipal de Obras, Clóvis Marcelino, o vereador Alexandre Cachorrão e outros profissionais envolvidos com o projeto.

Continue lendo

Cidade

1.204 terrenos já foram notificados por falta de capinação e descarte irregular em Assis

Ainda segundo a prefeitura o número continua aumentando.

Publicado em

Assessoria
1.204 terrenos já foram notificados por falta de capinação e descarte irregular em Assis (Foto: Departamento de Comunicação)

Até o início de maio um número alto de terrenos foram notificados infringindo as leis municipais 3.739/98 e 3.727/98 de falta de capinação e descarte irregular de resíduos. O número de notificações já soma 1.204 e continua aumentando.

É importante a conscientização da população na limpeza desses terrenos, pois é um caso de saúde pública e um importante fator para agravar casos como o da Dengue, outro número que continua crescendo na cidade e que só é possível combater com a ajuda dos munícipes.

Existem três maneiras de fazer a denúncia de terrenos: acessando o portal da prefeitura através do endereço www.assis.sp.gov.br/servico/2/limpeza-terrenos. A segunda maneira é pelo WhatsApp pelo número (18) 3324-3355. A terceira é se dirigindo até a Secretaria de Agriculta e Meio Ambiente que fica na rua Orozimbo Leão de Carvalho, S/N  – Parque Buracão.

Continue lendo
Plenitude
WhatsAssp AssisNews
Solutudo 300
Publicidade

FaceNews

Mais lidas