Vereador quer programa “Castra móvel” em Assis

“Castra móvel” atuaria no castramento de cães e gatos abandonados e os animais das pessoas menos favorecidas.

Considerando a crescente quantidade de animais de pequeno porte (cães e gatos) em nossa cidade, e muitos em situação de abandono (nas ruas), e sabedor que várias cidades estão adotando o Programa “Castra Móvel” como uma das soluções para o problema citado, exemplo recente Paraguaçu Paulista, Bauru, Lençóis Paulista, Ibitinga e Brotas, o vereador Sargento Valmir Dionizio, encaminhou ao Poder Executivo um requerimento mostrando caminhos e solicitando informações sobre a possibilidade de implantar em nossa cidade um Programa nos moldes do “Castra Móvel” e questiona sobre qual a previsão para que isso ocorra.

O Centro de Zoonose de Ibitinga agora conta com um “Castra Móvel”, uma unidade móvel de castração acoplado em um trailer. A aquisição tem o objetivo de ampliar o atendimento do Programa Permanente de Castração, em Ibitinga. De acordo com o médico veterinário, o trailer possui a estrutura necessária e moderna para o procedimento cirúrgico. “Esta unidade é dividida em três salas, todas climatizadas com ar condicionado quente/frio. A primeira sala é a de recepção, onde o animal é pré-anestesiado e preparado para a cirurgia. Depois, temos a sala da cirurgia composta por equipamentos de anestesia inalatória. A terceira sala é a sala de recuperação, onde há gaiolas para o repouso e recuperação do animal”, resumiu o veterinário. Aquisição: Com mais de 22 m² de tamanho, o trailer foi adquirido por meio de convênio federal do FNS, mediante emenda parlamentar no valor total de R$ 120 mil. No último mês de abril o Centro de Zoonoses também ganhou um veículo do tipo Furgoneta, equipado para recolhimento e transporte de animais.

Bauru, Lençóis Paulista e Brotas são algumas cidades que já estão com o Projeto Castramóvel em funcionamento, sensibilizadas com a causa animal, atende solicitação da população. A carreta será usada exclusivamente para procedimentos de castração do setor de Bem-Estar Animal, da Secretaria de Meio Ambiente. Investimento de R$ 120 mil, através de verba federal do Ministério da Saúde.

O vereador Sargento Valmir finaliza dizendo: “Estou confiante de que o Prefeito de Assis vai envidar esforços no sentido de conseguir para nossa cidade esta importante ferramenta (“Castra móvel”) que vem de encontro com o anseio popular, no sentido de castrar os animais (cães e gatos) abandonados e das pessoas menos favorecidas”.

#MAIS LIDAS DA SEMANA