Missas são suspensas em toda a diocese de Assis

Paróquia anuncia mudanças em celebrações em Cândido Mota devido ao novo coronavírus.

O novo coronavírus, ou Covid-19, também está fazendo a igreja católica mudar a programação de suas atividades. Por decreto do bispo diocesano dom Argemiro de Azevedo, divulgado na tarde desta quarta-feira (18), foram canceladas todas as missas em toda a diocese. Isso quer dizer que a partir de agora não haverá celebrações abertas aos fiéis.

“Dispenso os fiéis leigos da obrigação das missas de preceito, porém, que as igrejas permaneçam abertas, ventiladas e higienizadas para oração pessoal e individual dos fiéis”, diz o decreto. Que prossegue: “Aos sacerdotes exorto que celebrem a Eucaristia de maneira privada, cotidianamente em favor dos fiéis. As celebrações dos sacramentos do Batismo, Primeira Eucaristia, Confirmação e Matrimônio devem ser adiadas até o tempo oportuno”. O bispo pondera que a ‘assistência espiritual aos enfermos e as celebrações de exéquias podem ser realizadas, porém com cuidado e discernimento’.

Até a Semana Santa, ápice do catolicismo, também não terá celebrações públicas. “A Semana Santa que seja realizada de forma privada pelo clero. Domingo de Ramos, a Paixão do Senhor, Tríduo Pascal e Domingo de Páscoa os fiéis ficam dispensados das obrigações. Acompanham, se possível em família, as celebrações pelos meios de comunicação e redes sociais”, completa a nota.

Paróquia

O pároco frei Décio Pacheco, adiantou que diante da decisão diocesana, também está cancelada a missa em louvor a São José, que seria realizada na noite desta quinta-feira, dia 19. “Estamos estudando a possibilidade de transmitir pela internet, com portas fechadas, a missa em homenagem a São José. Assim que tiver novidades, a paróquia informa”, disse o sacerdote, que já tinha cancelado a procissão que faria parte das festividades da comunidade São José.

Ele também informou que foram canceladas todas as reuniões da paróquia com mais de 10 pessoas. Assim como a encenação do teatro da Paixão de Cristo, que aconteceria na Semana Santa, o curso de noivos, que aconteceria no próximo fim de semana, o almoço do ECC, além dos encontros do movimento jovem ‘Topada’, da Legião de Maria, o ECIES, que aconteceria no próximo domingo. Antes, frei Décio Pacheco também havia cancelado as aulas da catequese e a confissão comunitária.

#MAIS LIDAS DA SEMANA