Assis terá novo local para captação de água para garantir o abastecimento

Oscilação de energia afeta o abastecimento em Assis e Sabesp pede uso consciente da água (Foto: AssisNews)

Instituto Florestal, Sabesp e Prefeitura trabalham para garantir o abastecimento de água em Assis (Foto: AssisNews)

Os moradores de Assis (SP) vão ganhar mais um importante aliado para garantir o abastecimento de água no município. O Instituto Florestal do Estado de São Paulo autorizou a captação de água nos três reservatórios do Horto Florestal. A Sabesp e a Prefeitura Municipal serão as responsáveis pela administração de forma a atender à demanda de água da população e, se possível, manter todos os serviços de lazer oferecidos pelo lago.

Devido às altas temperaturas e ao tempo seco, a represa de captação do Cervo, responsável por 70% do abastecimento de água de Assis, está com nível bem abaixo do normal. Desde o final de 2019 tem chovido muito pouco na região de Assis. O índice pluviométrico registrado entre outubro de 2019 e setembro de 2020 foi o menor de uma série histórica de 50 anos, com 35% menos chuva do que a média anual da região. Além disso, nas últimas semanas, o consumo de água aumentou, em virtude das temperaturas acima da média.

Dessa forma, medidas emergenciais se fizeram necessárias para garantir o abastecimento da população até que as chuvas voltem a ocorrer em volume que possibilite a reposição dos estoques de água.

A população tem papel importante neste momento de severa estiagem e deve cada vez mais usar a água de maneira consciente, evitando desperdícios.

“A existência desses estoques estratégicos de água na Floresta Estadual de Assis tem sido garantida pelas formas adequadas de uso do solo dentro das áreas protegidas e em sua Zona de Amortecimento. A maior parte das terras nessas áreas está coberta por cerradão e por reflorestamentos, sendo que as áreas de agricultura e pecuária ao redor adotam práticas conservacionistas adequadas. Esses usos da terra permitem a infiltração de quase toda a água das chuvas, que vai alimentar as nascentes e manter o regime de fluxo estável e com água de boa qualidade ao longo de todo o ano”, explica Osmar Vilas Boas, chefe da Seção Técnica da Floresta Estadual de Assis, unidade do Instituto Florestal.

“A Sabesp atualmente conta com a captação da represa do Cervo e com quatro poços para abastecimento da população local, além das captações emergenciais localizadas no Horto Florestal. Também estão em andamento as obras que irão possibilitar o início da operação de dois novos poços no município”, finaliza o gerente da Sabesp em Assis, José Ronaldo Piotto.

#MAIS LIDAS DA SEMANA