O Ecolago é um dos pontos turísticos mais visitados em Assis — Foto: CART/Divulgação

Considerada a “cidade fraternal” do interior, Assis pode ser chamada assim porque preserva grande parte da história do povo do oeste paulista. E não só isso, a cidade também ganhou o mérito de “capital do Paranapanema” por ser um polo regional de desenvolvimento, contando com universidades, um importante eixo ferroviário e uma das maiores oficinas de trens do Brasil. As informações são do Portal g1./Gshow.

O município atua como sede da “Região de Governo do Estado e do Consórcio Intermunicipal Vale do Paranapanema” (CIVAP), que engloba outros 20 municípios. Tem também um potencial turístico na região do médio Paranapanema, por isso essa foi a escolha do Marcão em sua série de viagens pelo programa “Turismo da Gente” da CART, que sempre proporciona ótimas experiências e segurança nas estradas aos seus motoristas.

O apresentador conheceu o Ecolago que é aberto para a prática de esportes náuticos. Espaço de conservação e proteção ao meio ambiente, o local era conhecido como Horto Florestal. Lá, os visitantes também podem pescar, tomar banhos no lago, passear pelo parquinho, andar de pedalinho, jogar no campo de futebol e aproveitar os lindos quiosques que podem ser alugados para alimentação e lazer. Confira tudo no Revista deste sábado (9).

Marcão aproveitou o passeio de caiaque no Ecolago — Foto: CART/Divulgação
Marcão aproveitou o passeio de caiaque no Ecolago — Foto: CART/Divulgação

Cultura e lazer

O museu histórico “Casa de Taipa José de Freitas Garcez” guarda a lembrança dos antigos moradores da cidade. É uma antiga edificação construída por volta de 1915, com estrutura de madeira, paredes de pau a pique e revestimento de argamassa, onde o público pode conferir as peças e materiais que mostram os costumes da época. O espaço também é aberto para eventos beneficentes e possui parceria com escolas públicas e privadas para cursos de artes e música.

Marcão aproveitou o passeio de caiaque no Ecolago — Foto: CART/Divulgação
Marcão aproveitou o passeio de caiaque no Ecolago — Foto: CART/Divulgação

Quem quiser saber ainda mais sobre a história do município também pode ir ao Museu de Arte Primitiva de Assis (MAPA) “José Nazareno Mimessi”. Vinculado à Secretaria Municipal de Cultura, ele é o 3º maior museu de arte primitiva do Brasil e reúne cerca de 1.500 obras artísticas, como pinturas, desenhos, gravuras, esculturas e cerâmicas.

Já quem gosta de passeios em meio à natureza, pode aproveitar o Parque Buracão, chamado de “João Domingos Coelho”. Aberto ao público, o local reúne parte da flora e fauna da região, onde se pode fazer atividades físicas, jogos em quadra e recreações no playground com as crianças.

O Parque Buracão é uma excelente opção para passeios em meio à natureza — Foto: CART/Divulgação
O Parque Buracão é uma excelente opção para passeios em meio à natureza — Foto: CART/Divulgação

Localizado no antigo Centro Social Urbano, o Ecoparque é um espaço público aberto a toda comunidade aos finais de semana para uso da piscina e quiosques, mediante pagamento de taxa. Lá, também tem parque infantil, quadras poliesportivas, ampla área verde e restaurante que oferece refeições durante o funcionamento.

O Parque Buracão é uma excelente opção para passeios em meio à natureza — Foto: CART/Divulgação

E para quem vai a Assis, não pode deixar de passar pela rotatória que fica na parte alta da Avenida Rui Barbosa e tirar uma foto em frente ao monumento de São Francisco de Assis, conhecido como “Chico ou Homem de Lata”.

Para conhecer esses e outros pontos turísticos que esse agradável município reserva, basta acessar a rodovia Raposo Tavares (SP-270), administrada pela CART. A concessionária presta excelente assessoria aos motoristas que viajam pelas estradas do interior paulista. Eles podem contar com suporte em suas bases de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) e receber atendimento especial em qualquer necessidade, como socorro médico e mecânico.

Assine nossa newsletter

Receba as notícias do AssisNews diretamente em seu email.

VOCÊ PODE GOSTAR

Bombeiros ensinam como evitar acidentes com gás de cozinha

O primeiro passo, muito importante é instalar o botijão corretamente.

Polícia Civil prende acusado de homicídio em Assis

A vítima foi alvejada por diversos disparos de arma de fogo na vila Progresso.

Sepultamentos neste dia 3 de maio

Cinco sepultamentos programados para esta terça-feira, dia 3 de maio.

Há um sepultamento em Assis neste sábado, dia 9 de abril

Na cidade de Ibirarema, será sepultada a senhora Norminda.