Projeto Eco.Vale Verde do Civap recebeu quase 300 ton de pneus inservíveis

O Projeto tem auxiliado na destinação ambientalmente correta de pneumáticos e de resíduos eletroeletrônicos dos 24 Municípios do Civap.

Projeto Eco Vale Verde (Foto: Divulgação)
Projeto Eco Vale Verde (Foto: Divulgação)

O Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema – Civap fechou neste mês o balanço anual de resíduos recebidos em 2016 no eco ponto do Projeto Eco.Vale Verde.

Projeto auxilia na destinação ambientalmente correta de resíduos eletroeletrônicos (Foto: Divulgação)
Projeto auxilia na destinação ambientalmente correta de resíduos eletroeletrônicos (Foto: Divulgação)

Em funcionamento desde 2009, o Projeto promove a destinação ambientalmente correta de toneladas de pneus inservíveis e resíduos eletroeletrônicos, pilhas e baterias dos 24 Municípios Consorciados, resíduos que poderiam ficar expostos no tempo, em locais inadequados ameaçando a saúde pública ou utilizando espaço útil dos aterros sanitários ou controlados.

Os pneus e demais materiais recebidos no Eco.ValeVerde tem alta rotatividade, o que significa que eles permanecem por pouco tempo no ponto de recebimento. Quase que diariamente o Projeto recebe cargas com pneus vindos de toda a região e semanalmente estas cargas deixam o eco ponto seguindo para a destinação correta.

No verão, quando as campanhas contra a Dengue são intensificadas o número de cargas aumenta o que, apesar de gerar um maior fluxo de carregamentos no local, indica que os municípios, poder público e empresas privadas, estão conscientes do perigo de armazenar pneus inservíveis incorretamente e preocupados com a saúde da população.

Segundo o gerente de projetos do Civap, Vandeir Figueiredo, em 2016 foram recebidas e destinadas 46.300 unidades, que somam 290 toneladas de pneus (passeio, motos, bicicletas e carga). Também foram destinados 46 toneladas de resíduos eletroeletrônicos (2.000Kg) pilhas e baterias .

O Civap mantém outros Projetos que buscam garantir a qualidade do meio ambiente e a saúde pública das comunidades do Vale Paranapanema, um deles é o PROBEN-RCC – Programa de Beneficiamento de Resíduos da Construção Civil que conta com uma usina móvel de trituração de entulho. Para saber mais sobre esse e outros projetos do Consórcio acesse www.civap.com.br.

#MAIS LIDAS DA SEMANA