Aterro de Cândido Mota recebe maior nota da região em avaliação da Cetesb

Índice de Qualidade de Aterros de Resíduos, o IQR, foi 8,1.

Aterro de CM recebe maior nota da região em avaliação da Cetesb

Em inspeção realizada no dia 23 de maio, no ‘Aterro Controlado’ de Cândido Mota, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, Cetesb, atribuiu nota que coloca a unidade do município como destaque regional. O analista ambiental Luiz Eduardo Zuniga Medel, da Cetesb, realizou a inspeção das instalações da área utilizada pela prefeitura de Cândido Mota para disposição de resíduos sólidos urbano.

De acordo com o relatório de inspeção de 26 de maio, o Índice de Qualidade de Aterros de Resíduos, o IQR, foi 8,1. Esta nota foi a maior obtida na região. Outro dado que mostra a importância é que a maior nota já alcançada na região desde que foi criado o índice, foi de 8,3.

“O nosso município foi bem avaliado e isso mostra a preocupação da administração com os assuntos relacionados ao meio ambiente. A Cetesb realiza ao longo do ano, três avaliações. Teremos mais duas e vamos continuar trabalhando para superarmos esta nota. A importância da certificação é que permitirá maior acesso aos recursos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente para melhoria das condições ambientais no município”, afirmou o prefeito Roberto Bueno.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, João Nicolau dos Santos e sua equipe de trabalho no aterro, Paulo Moreira, Jaime Antonio Maia, Luis Claúdio, Antonio de Padua, Emerson Virto, Waldecyr Crispim, Luis Ribeiro Moraes e o Gilson Campos Lopes, acompanharam a visita. “É com muita alegria e a certeza de estarmos no caminho certo. Trabalhamos muito para alcançar esta nota. A nossa satisfação foi tamanha, já que alcançamos a maior nota obtida pelo município e, no momento, a maior nessa avaliação em toda a região”, destacou o secretário. Ele enalteceu também a Associação de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil, que colabora na separação e organização do material.

Ainda segundo o secretário, ‘desde o início do ano, equipes da prefeitura trabalham para adequação e melhoria do aterro, para atender às exigências da Cetesb’. “Ainda temos melhorias a fazer para as próximas avaliações. Conseguir uma boa nota aumenta nossa responsabilidade para dar continuidade nas ações de melhorias”, disse o secretário.

“Muitos dos aterros que ultrapassaram nossa avaliação são privados e recebem das prefeituras altos valores e o de Cândido Mota é totalmente do município. Aqui somos nós, funcionários da prefeitura de Cândido Mota, através da Secretaria de Meio Ambiente, que realizamos a reorganização e limpeza no Aterro Controlado. Essa organização é feita constantemente, com o objetivo de diminuir cada vez mais o impacto ambiental e garantir o melhor funcionamento da área”, destacou o supervisor geral do Aterro Controlado Municipal, Paulo Moreira Junior.

Ainda segundo explicações de Paulo Moreira, neste ano foi iniciado o trabalho de transbordo e triagem dos resíduos de materiais de construção. “É obrigatória a separação dos materiais que chegam ao aterro através de caçambeiros, caminhões, carroças e a população em geral. Este material vem misturado com entulho, madeiras, móveis, recicláveis e galhos. São separados e armazenados conforme suas classificações”, frisou Moreira.

Aterro de CM recebe maior nota da região em avaliação da Cetesb

O prefeito Roberto Bueno, falou das ações diárias na limpeza pública. “O município recebe diariamente as ações de limpeza pública e conservação das áreas verdes e áreas urbanas como praças e avenidas. Além disso, há a limpeza e manutenção diárias do aterro controlado. Temos trabalhado com muita responsabilidade, procurando minimizar os impactos ambientais, através de ações da Secretaria de Meio Ambiente e os resultados estão sendo notados. A Cetesb realiza visitas periódicas para avaliar o serviço do local e tem atestado positivamente como foi esta ultima avaliação”, finalizou o prefeito.

Aterro de CM recebe maior nota da região em avaliação da Cetesb

#MAIS LIDAS DA SEMANA