Prefeitura de Assis lança programa Assis + Verde

Programa tem o objetivo de consolidar ações referentes a educação ambiental, paisagismo, arborização urbana entre outras.

A Prefeitura de Assis através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente lançou nesta segunda-feira (17), semana da Árvore, o programa Assis + Verde, com o objetivo de consolidar ações referentes a educação ambiental, paisagismo, arborização urbana, cuidados com praças e áreas verdes, recuperação e conservação de áreas degradadas, entre outras ações que já são desenvolvidas.

Entre os sub-programas, haverá capacitação de professores da Rede Municipal de Ensino, curso de monitoria de trilha, para exploração do Ecolago, arborização urbana, aplicando a legislação que dispõe sobre a obrigatoriedade do plantio de árvores nos imóveis do Município; recuperação gradativa de nascentes, com apoio da FEMA, que realiza o projeto de avaliação da qualidade da água das nascentes urbanas através de projeto de extensão com recursos do FEHIDRO.

Também pode ser elencada a parceria com a UNESP para a produção de mudas nativas para recuperação de áreas degradadas; e o fortalecimento do Conselho Municipal de Meio Ambiente; entre outras parcerias.

“Nós estamos na Semana da Árvore e mediante a grande importância e aceitação do programa Assis + Limpa, nós criamos agora o programa Assis + Verde, com objetivos que visam implantar melhorias na cidade. Um programa complementa o outro e teremos ações efetivas em nossa cidade que garantam a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, e consequentemente uma qualidade de vida melhor aos nossos munícipes”, diz Fábio Nossak, secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

O prefeito José Fernandes considera que programas como esses devem ser amplamente trabalhados em parceria com a população para garantir seu sucesso. “O programa Assis + Limpa já é considerado um sucesso porque contamos com o apoio da população, e ao longo desses 6 meses de ações nós já percebemos muitas mudanças na nossa cidade assim como mudança de comportamento da população. Agora, implantamos o programa Assis + Verde e contamos com a participação efetiva da nossa comunidade”, considera o prefeito.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente ainda tem como proposta estabelecer parcerias com ONGs, instituições de ensino e pesquisas, empresários. Além disso, também há a possibilidade de adoção de áreas verdes e praças para projetos de desenvolvimento de novas tecnologias, considerando a legalidade de atuação da Prefeitura.

Prefeitura de Assis lança programa Assis + Verde (Foto: Divulgação/PMA)

Cronograma de ações:

Nesta terça-feira, 18, será realizada a implantação do Espaço Árvore, na EMEI Lucas Tomas Menk. Na quarta-feira, 19, haverá capacitação a professores da Rede Municipal de Ensino, com o tema Arborização Urbana – Programa Município Verde Azul e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Já na quarta-feira, 19, será realizada no CCI e CDI uma roda de conversa Árvore e a Cidade – Importância da Arborização Urbana. No dia 21, será abordada, através de bate-papo, em Pomar Urbano Comunitário, sobre a importância da Área de Preservação Permanente para as nascentes e córregos no Parque Colinas. No dia 22 será realizado plantio e bate-papo sobre a importância das APP para o bairro Santa Clara.

Prefeitura de Assis lança programa Assis + Verde (Foto: Divulgação/PMA)

VEJA TAMBÉM

#MAIS LIDAS DA SEMANA