Fique conectado

Estilo de vida

Receita: Sopa de grão-de-bico com linguicinha

Confira!

Publicado em

106

Sopa de grão-de-bico com linguicinha

O grão-de-bico em lata é o atalho para essa sopa bem fácil e prática. O segredo está no refogado bem caprichado que deixa o caldo cheio de sabor.

INGREDIENTES

2 latas de grão-de-bico cozido (cerca de 3 xícaras (chá))

2 tomates italianos maduros

1 cenoura

1 talo de salsão (cerca de ½ xícara (chá) picado fino)

½ cebola

1 dente de alho

1 litro de água

½ colher (chá) de cominho em pó

1 colher (chá) de páprica

1 louro

200 g de linguiça aperitivo (cerca de 8 linguiças)

Azeite a gosto

Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

 

MODO DE PREPARO

Faça o pré preparo: passe o grão-de-bico por uma peneira e deixe escorrer bem a água; numa tigela, reserve 1 xícara (chá) dos grãos para a finalização; descasque e pique fino a cebola e o alho; descasque e corte a cenoura em cubinhos; descarte as folhas e corte o talo do salsão em cubinhos; lave, seque, descarte as sementes e corte os tomates em cubinhos.

Leve ao fogo médio uma panela média para aquecer. Regue com 1 colher (sopa) de azeite, junte a cebola, a cenoura e o salsão picados. Tempere com 1 colher (chá) de sal e refogue por cerca de 3 minutos, até murchar.

Acrescente o tomate e mexa bem, pressionando com a espátula, até formar uma pastinha. Junte o alho, o cominho, a páprica, a folha de louro e mexa por apenas 1 minuto para perfumar.

Adicione 2 xícaras (chá) do grão-de-bico, regue com 1 litro de água, misture e deixe cozinhar em fogo médio. Assim que ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar por mais 20 minutos. Enquanto isso prepare os ingredientes para a finalização.

Leve ao fogo médio uma frigideira de preferência antiaderente. Quando aquecer regue com um fio de azeite, coloque as linguiças inteiras e junte a xícara (chá) de grão-de-bico reservado. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, por cerca de 10 minutos até dourar.

Desligue o fogo, transfira as linguiças para uma tábua e corte em fatias finas. Reserve o grão-de-bico dourado na frigideira.

Passado os 20 minutos do tempo de cozimento da sopa desligue o fogo. Descarte a folha de louro e transfira a sopa para o copo do liquidificador. Bata até ficar lisa e cremosa. Atenção: segure firme a tampa do liquidificador com um pano de prato para evitar que o vapor do caldo abra a tampa. Sirva a seguir com a linguicinha fatiada e o grão-de-bico dourado.

Estilo de vida

Confira a receita de uma paella caipira colorida e saborosa

Aprenda a fazer uma paella com o sabor da nossa comida caipira.

Publicado em

Do G1
Confira a receita de uma paella caipira colorida e saborosa (Foto: Reprodução/TV TEM )

A paella é um prato identificado com a culinária espanhola. Ela é famosa por levar frutos do mar, mas também pode ser feita com outros ingredientes. E o melhor de tudo é que fica uma delícia.

Ingredientes

  • 1 quilo de arroz
  • 700 gramas de costelinha suína
  • ½ quilo de peito de frango
  • 300 gramas de linguiça fina
  • 200 gramas de bacon
  • 300 gramas de calabresa
  • 200 gramas de ervilhas frescas
  • 200 gramas de tomate cereja
  • 1 cabeça de brócolis cozida
  • 4 ovos cozidos
  • ½ cebola picada
  • 1 cabeça de alho
  • 2 colheres de sopa de açafrão da terra
  • 1 maço de cheiro verde
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 pimentão vermelho e 1 amarelo fatiados
  • Sal a gosto

Modo de preparo

Frite o bacon no azeite. Reserve o bacon e frite a calabresa na mesma panela. Depois, retire a calabresa e frite a linguiça. Aí é a vez do peito de frango ir para a panela. Por último, a costelinha de porco. Frite e reserve também. Sal é a gosto.

Doure o alho e a cebola. Acrescente o bacon frito. Junte a calabresa, o peito de frango, a linguiça e a costelinha na mesma panela. Deixe um pouquinho das carnes para usar no final. Mantenha um pouquinho no fogo baixo e acrescente o açafrão. Frite mais um pouco e inclua o arroz. Mexa bem.

Coloque água quente até cobrir os ingredientes. Espere o arroz cozinhar. Quando a água começar a borbulhar, coloque as ervilhas e reserve um pouco delas para o acabamento. Acerte o sal, se for preciso. Quando o arroz estiver seco, coloque o cheiro verde.

Para fazer a montagem do prato, ponha um pouquinho de cada uma das carnes que separou, o brócolis cozido, um pouco de ervilha, os tomatinhos, os ovos cozidos e, por fim, fatias de pimentão. A receita serve cerca de 10 pessoas.

Bom apetite!

Continue lendo

Estilo de vida

Quatro razões para que seu filho aprenda a tocar um instrumento musical

Informação é de Pesquisa realizada pela Universidade de Vermont.

Publicado em

O contato com música desde a primeira infância só traz benefícios para o desenvolvimento neurológico das crianças. Uma pesquisa da Universidade de Concórdia, no Canadá, mostrou que crianças que começaram a estudar música antes dos 7 anos apresentam alguns tipos de conexões neurais na fase adulta que aqueles que começaram depois dessa fase não têm.

Pesquisadores da Universidade de Vermont ainda afirmam que as funções do cérebro como a memória, organização, planejamento do futuro e controle da atenção ficam melhores quando as crianças têm maior contato com a música.

Quatro razões para que seu filho aprenda a tocar um instrumento musical

É por esses e outros motivos que tocar um instrumento ou cantar pode ser uma ótima atividade para seu pequeno.

  1. Segundo os especialistas da Universidade de Vermont, a música desenvolve uma região importante do córtex cerebral, o controle das emoções.
  2. O contato com os sons ainda ajuda na expressão corporal, pois o desejo de mexer o corpo no ritmo da música é algo que faz parte do nós.
  3. A música também atua como terapia em casos de pacientes com autismo, síndrome de down, déficit de atenção e depressão.
  4. A coordenação motora já melhora na simples ação da criança segurar um instrumento musical sozinha. Isso exercita e desenvolve a motricidade fina, capacidade de usar os músculos pequenos do corpo, e a motricidade grossa, habilidade de utilizar os grandes músculos.
Continue lendo

Estilo de vida

Receita: Curau de Milho Verde

Prato é uma iguaria da culinária brasileira bem-vinda em qualquer época do ano.

Publicado em

Do AssisNews
Curau de Milho Verde (Foto: Divulgação/Predilecta)

O Curau de Milho é um prato bastante popular em nosso país, tem origem africana e é reconhecido por diversos nomes ao redor do Brasil, entre eles, canjica no Nordeste, coral e papa de milho em Minas Gerais e, no Rio de Janeiro, canjiquinha.

Confira:

Curau de Milho Verde:

Ingredientes

  • 2 latas de Milho Verde
  • 1 litro de leite
  • 1 pitada de sal
  • 1 xícara de chá de açúcar
  • 5 colheres de sopa de amido de milho
  • Canela em pó

Modo de Preparo

  • Bata no liquidificador o Milho Verde Predilecta com ½ de leite
  • Coe e coloque novamente o líquido no liquidificador e junte o restante do leite, a pitada de sal, o açúcar e o amido de milho;
  • Despeje na panela e cozinhe no fogo por 25 minutos mexendo sem parar;
  • Coloque em uma forma de pudim untada;
  • Depois de frio, desenforme e polvilhe a canela por cima.

A receita leva em média 25 minutos para ser preparada e os ingredientes servem 6 porções de Curau de Milho Verde.

 

Continue lendo
WhatsAssp AssisNews
Publicidade

FaceNews

Mais lidas