PM dá dicas de prevenção contra roubos e furtos a estabelecimentos comerciais

O 32º BPM/I faz um alerta sobre os cuidados e as formas de prevenção que devem ser adotados pelos comerciantes.

O Comando da Polícia Militar de Assis vem alertar sobre cuidados e formas de prevenção contra furtos e roubos a estabelecimentos comerciais.

A adoção de medidas tradicionais como a instalação de câmeras, etiquetas eletrônicas, antenas antifurto e embalagens de proteção são fundamentais para a proteção de qualquer comércio na atualidade. A força policial vem agindo com bastante eficiência, prendendo vários criminosos e promovendo o patrulhamento preventivo na cidade e região, todavia, os cidadão podem e devem ajudar, no propósito do bem comum.

Em geral os FURTOS (simples subtração) são “ações de momento” e, em alguns casos, ocorrem em função de uma oportunidade, uma “janela aberta” deixada pela vítima. Sendo assim fique atento! Se você é comerciante, utilize guarda-volumes para que clientes não precisem entrar nos estabelecimentos portando bolsas, sacolas, pastas e outros volumes; tenha atenção com indivíduos estranhos em seu estabelecimento; em períodos de grande movimentação de clientes, redobre a atenção e proteção ao estabelecimento; os funcionários devem ser alertados quanto a seus pertences particulares, no sentido de não os deixarem em locais de fácil acesso; mercadorias de menor porte não devem ser expostas próximas à porta dos comércios; mercadorias mais caras e de pequeno tamanho devem ser mantidas em local seguro. Evite assim pequenos furtos!

Já os ROUBOS (subtração com violência) são normalmente “ações planejadas”, quando ocorrem em comércio, em função de interesse a bens de valor ou dinheiro, descobertos por meio de informações de outrem para criminosos.

Para evitar roubos, tenha em mente as seguintes orientações preventivas: um bom sistema de iluminação pode evitar surpresas; um bom sistema de monitoramento por câmeras é fator inibidor e pode contribuir para futuros reconhecimentos dos criminosos; nunca reaja perante ações de criminosos; antes de contratar funcionários, procure obter informações referentes a ele; não deixe grande quantia em dinheiro nos caixas (uma opção para diminuir o fluxo de caixa é oferecer recebimento por meio de cartão de crédito ou débito); os caixas devem ser instalados em um local menos exposto; mantenha o cofre em local seguro e de difícil acesso a pessoas estranhas, o adequado é que grandes quantias sejam depositadas em setores bancários o mais rápido possível; quando for efetuar depósitos bancários ou outras movimentações externas de valor, não o faça em rotinas de horários e itinerários, principalmente, não divulgue o que está levando ou fazendo (é comum roubo de malote transportado com periodicidade conhecida).

COMERCIANTES tomando essas precauções os riscos de futuros furtos, roubos e assaltados acontecerem serão bastante reduzidos. E se acaso acontecerem, ou em caso de suspeita, LEMBRE-SE! Comunique rapidamente à Polícia Militar através do telefone 190.

#MAIS LIDAS DA SEMANA