Fique conectado

Natureza

Polícia Ambiental autua morador por manter ave silvestre em cativeiro em Quatá

Ocorrência foi registrada na terça-feira (17). Multa aplicada ao morador foi de R$ 3.500,00.

Publicado em

286

Um morador de Quatá (SP) foi autuado pela Polícia Militar Ambiental nesta terça-feira (17) por manter em cativeiro uma ave da fauna silvestre, sem autorização do órgão ambiental.

Após denúncia, os policiais encontraram um papagaio-verdadeiro em um cativeiro em uma residência. Foi elaborado o auto de infração ambiental na modalidade advertência em desfavor do morador.

Diante dos fatos, os policiais militares ambientais elaboraram dois Autos de Infração Ambiental, no valor de R$ 3.500,00 por ter em cativeiro espécime da fauna silvestre, e praticar ato de maus tratos.

A conduta praticada pelo infrator encontram-se tipificada de acordo com os artigos 29 e 32 da Lei Federal 9605/98.

A Polícia Militar Ambiental orienta que as denúncias sejam feitas através dos telefones 0800-0555-190, 181 (Disque Denúncia), EMERGÊNCIA 190, ou ainda diretamente às unidades da Polícia Militar Ambiental pelos telefones:

(14) 3433.7199 – Marília

(14) 3496.5884 – Tupã

(18) 3323.5111 – Assis

(14) 3322.3077 – Ourinhos.

Natureza

Redemoinho é flagrado em área rural de Tarumã; veja o vídeo

Vórtice foi registrado em vídeo pelo assisense Diego Bermejo. Redemoinho ocorre quando o solo esquenta e o calor sobe em espiral.

Publicado em

Do AssisNews
Redemoinho é flagrado em área rural de Tarumã (Foto: Diego Bermejo)

Um redemoinho foi flagrado neste sábado (9) na zona rural da cidade de Tarumã (SP). Um vídeo gravado pelo assisense Diego Bermejo mostra o vórtice que dura um pouco mais de um minuto.

O vídeo foi publicado em sua rede social no mesmo dia e viralizou, até a publicação desta matéria, havia sido compartilhado 1.013 vezes, além de ter sido visualizado mais de 34 mil vezes. (Assista abaixo)

De acordo com meteorologistas, o fenômeno ocorre quando o solo fica muito quente e o calor, resultado desse aquecimento, é transferido para cima.

O ar sofre uma rápida elevação, subindo em espiral e formando um minicentro de baixa pressão. Ainda de acordo com os especialistas, este tipo de redemoinho é típico de locais onde se registram altas temperaturas, pouco vento e ausência de nuvens.

Continue lendo

*

Dia do Meio Ambiente: 4 em cada 10 brasileiros não separam o lixo, aponta pesquisa Ibope

Quase um terço (28%) não sabe identificar por cores as lixeiras de coleta seletiva, mas 88% concordam que a forma correta de descartar o lixo é separando os materiais.

Publicado em

Quatro em cada dez brasileiros (39%) dizem não separar o lixo orgânico do reciclável e 76% não fazem a separação por tipo de material, mostra pesquisa do Ibope divulgada nesta terça-feira (5), Dia do Meio Ambiente. Quase um terço (28%) não sabe identificar por cores as lixeiras para coleta seletiva.

Blog da Amelia Gonzalez : na Semana do Meio Ambiente, cuidados para combater o aquecimento global

Apesar disso, 88% concordam totalmente que a forma correta de descartar o lixo é separando os materiais que podem ser reciclados e 95% acham que a reciclagem é importante para o futuro do planeta.

Ainda que 56% dos ouvidos afirmem que existe coleta seletiva em sua cidade, 50% dizem não utilizar nenhum serviço desse tipo.

Um outro estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) no ano passado revelou que uma parcela de 13% do lixo sólido é reciclada no país, mesmo que 30% a 40% desses resíduos sejam recicláveis.

Desinformação

Ainda segundo o estudo, 45% dos entrevistados têm alguma dificuldade em encontrar informações sobre coleta seletiva onde mora e 39% também têm alguma dificuldade para encontrar informações sobre reciclagem nos rótulos dos produtos.

“Em todos esses índices, aqueles que separam o lixo têm maior nível de informação do que os que não separam, apontando problemas de informação”, destaca Soraia Amaral Silva, gerente de atendimento e planejamento do Ibope Inteligência.

Além disso, 59% dos pesquisados dizem saber pouco ou nada sobre reciclagem e 65% afirmam o mesmo sobre a coleta seletiva. Outros 26% concordam total ou parcialmente que o lixo não é mais um problema seu depois que ele é jogado fora.

A desinformação, porém, não é o único obstáculo, pondera Soraia. A pesquisadora destaca que existe um “caminho entre informação e ação”, percorrido por cada indivíduo de acordo com as razões culturais ou senso de coletividade.

“A distância entre informação e ação pode ser vista por exemplo na concordância com a frase ‘Um canudo a mais não fará diferença no mundo’: 79% dos que separam o lixo discordam da frase, versus 69% dos que não separam. Há diferença no nível de informação/consciência, mas a maioria em ambos os grupos discorda que não haja impacto, mas na hora da ação em suas casas têm posturas diferentes”, diz.

O levantamento ouviu 1,8 mil pessoas por telefone, entre 25 e 30 de maio, e foi encomendado pela cervejaria Ambev. O material é divulgado na semana em que se comemora o Dia do Meio Ambiente, no dia 5 junho.

Continue lendo

*

Forte chuva causa alagamentos e queda de árvores em Assis

Publicado em

A forte tempestade que atingiu o município de Assis (SP) na noite desta segunda-feira (22) causou quedas de árvores e alagamentos em vários pontos da cidade.

Em alguns pontos das Avenidas Abílio Duarte de Souza e Avenida Otto Ribeiro, próximo ao Walmart, e também da Rua Palmares, no centro, chegaram a ficar completamente submersas.

Além dos alagamentos, o forte vento causou queda de árvores em várias localidades, uma delas foi na Rua Santa Cruz, onde uma grande árvore foi “arrancada” e ficou no meio da rua.

Outra queda foi registrada na Rua Rangel Pestana, também no centro, onde a árvore foi “arrancada” pela raiz.

Rua Palmares ficou completamente alagada (Foto: The Brothers)

Galho de árvores do Walmart são danificados com a chuva (Foto: The Brothers)

Chuva provoca queda de árvore na rua Rangel Pestana (Foto: The Brothers)

Chuva provoca queda de árvore na rua Rangel Pestana (Foto: The Brothers)

Chuva provoca queda de árvore na rua Rangel Pestana (Foto: The Brothers)

Chuva provoca queda de árvore na rua Santa Cruz (Foto: The Brothers)

Chuva provoca queda de árvore na rua Santa Cruz (Foto: The Brothers)

Continue lendo
WhatsAssp AssisNews
Publicidade

FaceNews

Mais lidas