Cetesb descarta contaminação de rio após vazamento de chumbo de caminhão que se envolveu em acidente

Rodovia Rachid Rayes entre Marília e Assis ficou mais de 10 horas interditada após acidente envolvendo três caminhões; caminhoneiro morreu e outros dois ficaram feridos.

A rodovia Rachid Rayes ficou totalmente interditada durante 10 horas nesta terça-feira (19) após um acidente envolvendo três caminhões no quilômetro 349, entre Marília (SP) a Assis. Um caminhoneiro morreu e outros dois tiveram ferimentos leves.

Um dos veículos estava carregado com óxido de chumbo, que ficou esparrado na pista. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) foi acionada para avaliar o impacto ambiental causado, já que o produto poderia atingir o córrego do Rio Peixe.

O gerente da Cetesb Alcides Arroyo Filho descartou contaminação. “Esse resíduo é gerado na fabricação de placas de bateria, é perigo para inalação. Nós fizemos a contenção do material para evitar o carregamento em função da chuva. Mas não teve dano porque é um produto pouco solúvel em água, o maior problema é se tivesse fogo e a inalação dele”, explica.

O local foi parcialmente liberado depois que a carga começou a ser retirada e até as 18h30 ainda não foi totalmente liberado.

Acidente

Segundo a Polícia Rodoviária, dois caminhões bateram de frente, o que acabou causando uma colisão lateral com outro veículo.

O motorista de uma carreta seguia sentido Marília-Assis quando freou de repente. A outra carreta que estava atrás tentou desviar, mas acabou atingindo outro caminhão, que vinha no sentido contrário.

Uma das carretas transportava bateria automotiva, um produto corrosivo e a outra levava óxido de chumbo, altamente tóxico e perigoso quando inalado ou em contato com a pele.

O motorista do caminhão, que transportava farinha de carne para ração, morreu no local. Antônio Paulo Barbosa Lima, de 48 anos, era de Nova Esperança (PR). Os outros dois motoristas sofreram ferimentos leves.

Acidente entre caminhões mata uma pessoa na SP-333, entre Assis e Marília

#MAIS LIDAS DA SEMANA