Vereador apresenta projeto de lei que institui a semana municipal de acessibilidade

O objetivo de Timba é conscientizar a população sobre as barreiras existentes na sociedade, sejam ambientais, sociais ou de comunicação

Várias calçadas não tem acessibilidade em bairros de Assis (Foto: Divulgação)

O vereador João da Silva Filho, Timba (DEM) divulgou uma nota para a imprensa informando que irá apresentar nesta segunda-feira, 05,  na primeira sessão após o recesso Parlamentar, o projeto de lei que institui no calendário oficial do município, a Semana de Acessibilidade a ser realizada de 04 à 10 de dezembro de cada ano, nas dependências da Câmara Municipal de Assis. Uma vez que o dia 05 de dezembro é o dia mundial de acessibilidade.

O objetivo do vereador, primeiramente é a conscientização da população em geral sobre as barreiras existentes na sociedade, sejam ambientais, sociais ou de comunicação, e que a cada ano durante a semana municipal de acessibilidade, não só se discuta os problemas mas que soluções sejam tomadas para amenizar urgentemente barreiras, que dificultam a vida de inúmeras pessoas, com deficiências física, visual, auditiva, intelectual e autista, bem como de idosos que tenham a mobilidade reduzida.

O evento será composto por palestras ministradas por especialistas no  assunto, exposição de painéis, dinâmicas ministradas por profissionais qualificados, tais como: engenheiro, arquiteto, médico, pedagogo e outros.

O lema da semana será: Não é preciso ser deficiente para ter direito a acessibilidade. Timba alerta que a Constituição Federal através do Decreto nº 5.296/2004 garante o direito a acessibilidade, e por isso os poderes constituídos devem efetivar esse direito, através de ações e políticas públicas que eliminem as barreias existentes.

“Espero poder contar com os votos favoráveis dos nobres vereadores para a aprovação deste projeto que institui no calendário do município de Assis a semana municipal de Acessibilidade e sem dúvida é de grande importância em nossa sociedade” finaliza Timba.

#MAIS LIDAS DA SEMANA