Paraguaçu Paulista terá Praça do Idoso em 2013

Os aparelhos da praça estão instalados e no início de 2013 ela será entregue oficialmente à população

Os aparelhos da praça estão instalados e no início de 2013 ela será entregue oficialmente à população (Foto: Claudemir Valentim)

Paraguaçu Paulista deverá contar, já no início de 2013, com sua primeira Praça de Exercícios do Idoso, uma realização da Prefeitura Municipal em parceria com o Fundo Social de Solidariedade que criou o projeto que está praticamente pronto e instalado na praça em frente à nova unidade de saúde da Vila Popular. A entrega oficial deve acontecer no início de 2013.

Segundo estudos, o Fussesp, para criar esse projeto, levou em consideração que, ao envelhecer ocorrem diversas mudanças no organismo dos idosos que os predispõem à queda, tais como: fraqueza muscular de membros inferiores; alterações do equilíbrio; diminuição dos reflexos; alterações da marcha; alterações da preensão manual, entre outras alterações gerais.

A recorrência das quedas na população idosa acarreta restrições funcionais seguida de isolamento social, podendo piorar o estado pré-existente, cardiovascular ou de depressão. A criação da Praça de Exercícios do Idoso foi desenhada para permitir a realização de exercícios físicos sem acompanhamento de especialista, com objetivo de: melhoria do equilíbrio e da marcha; fortalecimento de musculatura proximal de membros inferiores; melhoria da amplitude articular; alimentação e educação alimentar e aumento de flexibilidade muscular, entre outros benefícios.

No Brasil 32% das pessoas entre 65 e 74 anos já sofreram queda, cuja freqüência aumenta com a idade. A queda representa a principal causa de morte por acidente na população idosa. Em Paraguaçu Paulista, assim como em todo o Estado, a população idosa aumenta e isso indica a melhoria da qualidade de vida na cidade e de que políticas públicas e dispositivos devem ser pensados para atender essa faixa etária.

A Praça de Exercícios do Idoso compõe-se de estações com placas autoexplicativas para a realização segura dos exercícios de prevenção. São elas: Estação Barras Paralelas, que facilita a marcha e melhora o equilíbrio. Estação Senta-Levanta, que fortalece os membros inferiores e facilita o deslocamento. Estação Rampa-Escada que aumenta a independência para atividades de vida diária e facilita o deslocamento. Estação Ergometria, que objetiva a melhora e manutenção da flexibilidade e do movimento das articulações das pernas. A Estação Placa Giratória que busca a melhoria e manutenção da flexibilidade e do movimento do punho e do antebraço. E a Estação da Escada para Dedos que melhora e mantém a mobilidade dos ombros e a extensão do braço.

VEJA TAMBÉM

#MAIS LIDAS DA SEMANA