Rádio do prefeito eleito em São Manuel pode ter contas bloqueadas

Empresa é investigada na Operação Porto Seguro do Ministério Público

O deputado federal, do PR, por São Manuel, Milton Monti foi citado em conversas telefônicas e em e-mails do ex- diretor da agência nacional de águas, Paulo Rodrigues Vieira. O ex-diretor é investigado na operação Porto Seguro da Polícia Federal, em suposto esquema de fraude de pareceres técnicos de órgãos públicos com a finalidade de beneficiar empresas privadas

No interior de São Paulo, uma rádio, de propriedade do prefeito eleito de São Manuel, Marcos Monti, irmão do deputado Milton Monti, em sociedade com um irmão do ex-diretor da agência nacional de águas pode ter as contas bloqueadas pela Justiça. Documentos do Ministério Público Federal sobre a Operação Porto Seguro pedem ao Banco Central o bloqueio das contas da rádio RMS, de Capão Bonito. Segundo o documento, a rádio estaria recebendo recursos suspeitos.

O documento mostra também que Milton Monti negociou uma sociedade da emissora com Paulo Rodrigues Vieira, ex-presidente da Agência Nacional de Águas, apontado na investigação da Operação Porto Seguro como chefe do esquema. A Polícia Federal teria escutas telefônicas e e-mails que mostram a composição da sociedade. Em um trecho da escuta telefônica, os irmãos vieira citam o deputado Milton Monti. Marcelo, o sócio da rádio diz:

Marcelo Vieira: Eu fui lá no lugar que você mandou ir, no deputado e já assinei.
Paulo: Ah, ótimo, já assinou no Milton Monti, né?
Marcelo Viera: Isso.

O documento mostra também a alteração da empresa. Marcos Monti, repassa 630 cotas do capital da radio RMS a Marcelo Vieira, que é apontado como o responsável pelo pagamento de R$ 150 mil a Anatel para a concessão da emissora. Por fim, o ofício mostra um e-mail, de uma funcionária da Anatel, informando a Paulo, que não teve como ajudar a agilizar o processo da rádio. E sugere que Paulo peça ajuda a algum parlamentar.

O trecho do e-mail diz: se a ordem vier de cima, o pessoal de baixo terá que acatar, entende?

Marcos Monti deve assumir a prefeitura de São Manuel em 1º de Janeiro de 2013. A equipe de reportagem da TV Tem procurou o prefeito eleito, só que ele não quis gravar entrevista, mas disse que é apenas sócio de uma empresa que participa de licitações de rádios em todo país. E apesar de ter ganhado a concessão da emissora de Capão Bonito, ela ainda não está em funcionamento e não houve movimentação financeira.Por telefone, o deputado Milton Monti disse que não iria se manifestar sobre o assunto.

Documentos do Minsitério Público citam a conversa entre os irmãos Vieira (Foto: reprodução/TV Tem)
Em e-mail, funcionária da Anatel sugere que Paulo procure algum parlamentar (Foto: reprodução/TV Tem)

VEJA TAMBÉM

#MAIS LIDAS DA SEMANA