Sabesp realiza treinamento para “degustadores” de água em Presidente Prudente

O curso acontece dia 29 das 9h às 17h e dia 30 das 9 às 13h, na rua Campestre, 199.

Nos dias 29 e 30 de janeiro, a Sabesp realiza um treinamento de análise sensorial da água para dez empregados da companhia. O curso, que acontece em Presidente Prudente, tem o objetivo de treinar funcionários que atuam na Unidade Regional de Presidente Prudente para analisar odores e gostos que possam ser identificados pela população. Dos dez alunos, sete já atuam como “degustadores” de água.

Dos dez alunos, sete já atuam como “degustadores” de água (Foto: Assessoria)

As responsáveis pelo curso são as químicas, Sonia Diniz e Andreia Natali. Elas explicam que a potabilidade da água da Sabesp é garantida pelas análises físicas e químicas, realizadas periodicamente nos laboratórios da companhia. “Já a análise sensorial identifica variáveis que não interferem na qualidade da água, mas na percepção do cliente”, expõe Sonia Diniz.

Conforme a Portaria 2914/2011, do Ministério da Saúde, as análises de odor e gosto, antes apenas recomendáveis, agora são obrigatórias. Na região de Presidente Prudente, as análises são feitas desde 2005.

O curso acontece dia 29 das 9h às 17h e dia 30 das 9 às 13h, na rua Campestre, 199.

Curiosidades:
As especialistas explicam que, apesar de existirem pessoas predispostas a identificar uma quantidade maior de odores e gostos, essa é uma capacidade que pode ser desenvolvida através de treinamentos. “No começo dos cursos para iniciantes, fazemos análise de chocolates e biscoitos; já que nos alimentos, identificamos com mais facilidade as diferentes sensações que os gostos provocam”, explica Andreia Natali.

#MAIS LIDAS DA SEMANA