Chuva com granizo causa estragos em Paraguaçu Paulista

Tempestade durou pouco mais de 30 minutos e causou vários estragos. Moradores registraram a chuva em vários pontos da cidade.

Chuva com granizo durou cerca de 30 minutos
(Foto: Adenilson Canevari/ VC no G1)

Um temporal de granizo atingiu Paraguaçu Paulista, na noite deste sábado, dia 20, assustando moradores e causando diversos prejuízos.  A chuva durou poucos minutos, mas foi o suficiente para causar problemas em residências e em estabelecimentos comerciais da cidade, quebrando vidros, portas, telhados, placas de aquecimento solar, fachadas, e deixando um rastro de sujeira. Além disso, diversos veículos também foram atingidos pelas pedras e ficaram danificados.

Logo que a chuva parou, a Defesa Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros se empenharam e passaram até a madrugada atendendo as vítimas. No início deste domingo, eles deram continuidade ao serviço, distribuindo lonas e telhas.

Segundo informações, todas as unidades de lonas das lojas de Paraguaçu Paulista se esgotaram em poucas horas, sendo necessários buscar nas cidades vizinhas.

Um Show de Prêmios beneficente que estava sendo realizado na noite de ontem na APAE precisou ser cancelado, causando constrangimento e prejuízo à entidade. “Agora estamos somando o prejuízo. Nos empenhamos com tanto sacrifício para este evento acontecer e agora estamos  no prejuízo”, declarou a presidente da APAE, Vilma Vasconcellos.

Internauta registrou a chuva com granizo no centro
da cidade (Foto: Samara Batista da Silva/ VC no G1)

A entidade havia emprestado mesas e cadeiras de plástico para utilizá-las no evento. Com a chuva, a maioria ficou danificada. “Temos que pedir apoio da sociedade para podermos sanar tudo isso”, comentou Vilma.

A presidente da entidade disse ainda que mesmo com o cancelamento do evento, o dinheiro arrecadado com a venda das cartelas não poderá ser devolvido aos compradores, pois ele já foi utilizado para sanar dívidas da Apae.  “Não sei se peço desculpas ou compreensão de quem comprou as cartelas, mas não temos condições de devolver o dinheiro para eles”, ressaltou.

“Estamos pedindo às autoridades da nossa cidade, aos vereadores, para estarem vindo ver os prejuízos que tivemos e nos ajudar”, concluiu Vilma.

A Prefeitura Municipal e a Defesa Civil enviaram um comunicado informando que as pessoas que tiveram suas casas atingidas pela chuva de granizo deste sábado devem permanecer em casa e aguardar a visita da equipe que estará identificada e fará o cadastro das famílias e dos prejuízos para atendimento. Caso não haja condições de ficar em casa, ligue 153.

No Facebook, vários paraguaçuenses postaram fotos das pedras que caíram nos quintais e dos prejuízos provocados.

Tamanho das pedras de gelo assustou os moradores (Foto: Marcelo Rufino Bonder/ VC no G1)
Internauta registrou o momento em que as pedras de granizo caíram (Foto: Marcelo Rufino Bonder/ VC no G1)
Fachadas de lojas ficaram destruídas (Foto: i7 Notícias)
Vários carros ficaram danificados (Foto: i7 Notícias)

VEJA TAMBÉM

#MAIS LIDAS DA SEMANA