Prefeitura de Paraguaçu Paulista já entregou mais de 9 mil telhas

A maioria das famílias afetadas pela chuva de granizo foram atendidas. As telhas começaram a ser distribuídas no inicio do mês de agosto.

Atendimento rápido e dentro das possibilidades da prefeitura e da necessidade da população (Fotos: Denise Moreira e Bianca Rodrigues)

A Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista está se empenhando arduamente para ajudar as famílias que tiveram suas residências afetadas pela tempestade de granizo que atingiu o município no dia 20 de julho.

Logo após os estragos causados pelas pedras de gelo, a Prefeitura Municipal se colocou completamente a disposição das pessoas afetadas pela chuva, sendo que imediatamente depois do ocorrido, o Prefeito Ediney Taveira Queiroz, acompanhado de diretores dos Departamentos Municipais, assistentes sociais, guardas municipais, funcionários de diversos setores da Administração Municipal, atiradores do Tiro de Guerra e voluntários compareceram a sede da Guarda Municipal, onde iniciaram o atendimento emergencial e cadastramento das famílias.

Depois disso, ainda em julho, nos primeiros dias logo após o evento, as equipes realizaram triagens das vitimas e a distribuição de lonas, donativos e materiais para auxilio, como colchões, cestas básicas, cobertores, lençóis, kits de limpeza e kits de higiene pessoal, especialmente dos bairros Vila Nova e Jardim das Oliveiras, que foram os bairros com maior número de famílias afetadas.

Assim que chegaram as telhas doadas pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, no inicio do mês de agosto, uma equipe do município iniciou a distribuição para as famílias.

Bruno José foi um dos primeiros a receber as telhas no município (Fotos: Denise Moreira e Bianca Rodrigues)

Bruno José de Paiva, morador na Rua Plácido de Castro, nº 148, no Jardim das Oliveiras, foi um dos primeiros a receber as telhas no município.

Ele destaca que o auxilio foi muito importante.

“Para mim foi exemplar porque atendeu a gente super bem, entregou as telhas o mais rápido possível, em casa foram 22 telhas danificadas e recebemos todas da Prefeitura e foi fundamental para gente, ajudou bastante”, declarou.

Outra moradora atendida pela Prefeitura Municipal logo após a chuva de granizo foi a dona Edmaura Ferreira, que reside na Avenida Hugo Simonetti, nº 1036-A, no Jardim das Oliveiras. Ela recebeu 29 telhas novas e disse que a ajuda foi essencial.

Hoje o telhado já está, desde o mês passado recuperado e a familia mais segura e feliz s (Fotos: Denise Moreira e Bianca Rodrigues)

“Para mim foi muito importante receber as telhas, ajudou bastante, a gente estava precisando e foi muito bom, uma ajuda boa para a gente porque não estávamos preparados”, disse.
Cristiane Oliveira Nascimento, moradora na Rua Herculano Azevedo, nº 877, na Vila Nova, sofreu ao ver a casa de sua mãe com 12 telhas danificadas pelas pedras de granizo. Para ela, o que ajudou bastante foi o socorro rápido prestado pela Prefeitura.

“Faz tempo que recebemos as telhas e ajudou muito, se a gente não tivesse recebido essas telhas ia ser ruim, porque meu pai é aposentado e ganha pouco, minha irmã trabalha, mas ganha pouco também, então ajudou bastante e a ajuda foi bem vinda”, agradeceu.

A dona Maria Olegária, moradora da Rua Faustino Dias Paião, nº 592, na Vila Nova, recebeu há mais de um mês um total de 14 telhas da Prefeitura Municipal. Segundo ela, o material foi importante.

“Ajudou sim, porque se fosse para a gente comprar era difícil, não é fácil, é complicado, quando eu vi minha casa do jeito que ela estava, não via a hora das telhas chegarem, ainda me deram lona, a Prefeitura ajudou, os meninos passaram aqui cadastrando, ajudou bastante sim”, disse.

O vizinho de dona Maria, Sr. João Alves do Nascimento, morador da Rua Faustino Dias Paião, nº 614, disse que também recebeu as telhas há mais de um mês e que o material chegou em ótima hora.

“Ajudou bastante graças a Deus, foi muito bom, pegamos telhas para a casa da frente e casa do fundo, foram 41 telhas e se fosse para comprar ficava bastante difícil, graças a Deus foi uma benção mesmo o que a Prefeitura fez, agora estamos tranquilos”, disse o paraguaçuense.
No total, a Prefeitura Municipal recebeu da Defesa Civil 6.599 telhas, que foram todas entregues à população necessitada. Ainda no mês de agosto, o município adquiriu mais 6.150 para concluir o atendimento a todos os moradores que foram prejudicados, o que deve acontecer até a próxima semana. Até o momento, das 1.627 famílias afetadas, 987 já foram atendidas.

Na casa de Sidnei Aparecido Fabiano da Silva, morador da Rua Oldack Noya, nº 11, no Jardim Murilo Macedo, foram entregues 32 telhas, o que causou um grande alivio a toda a família. Ele explica que a chuva de granizo causou desespero.

“Danificou todas as telhas, fora as coisas que molharam lá dentro, virou uma cachoeira dentro de casa com tanta água que entrou e essas telhas ajudam muito”, disse.
A dona Maria Divina Dias Cabral, moradora da Rua Piauí, nº 1098, no Murilo Macedo, ficou muito feliz quando recebeu um total de nove telhas da Prefeitura Municipal.
“Vai ajudar bastante porque quebrou as nove telhas na edícula, cada telha ficou com dois ou três furos e para mim está sendo muito bom a Prefeitura estar dando essas telhas, só tenho que agradecer”, ressaltou.

Outra que ficou feliz da vida ao receber telhas da Prefeitura foi a dona Maria Helena da Silva Santos, moradora da Rua Rio Grande do Norte, nº 302. Ela recebeu 20 unidades e disse que a ajuda foi muito bem vinda.

“Vão ajudar muito e eu estava aguardando já ansiosa, essas telhas são muito bem-vindas”, finalizou a paraguaçuense.

Mais uma casa que sofreu com a chuva de granizo em julho (Fotos: Denise Moreira e Bianca Rodrigues)
Mais que hoje está com o telhado recuperado graças a ação já desde o mês passado da Defesa Civil (Fotos: Denise Moreira e Bianca Rodrigues)

VEJA TAMBÉM

#MAIS LIDAS DA SEMANA