Ataques de escorpiões deixam moradores preocupados em Palmital

Bairro Afonso Negrão tem terrenos com mato alto e acúmulo de madeira. Chefe do Meio Ambiente disse que reclamação não chegou no setor.

Terrenos com acúmulo de madeira atraem aninais peçonhentos (Foto: Reprodução TV TEM)

Moradores do bairro Afonso Negrão, em Palmital, reclamam do entulho e mato alto no local e que tem atraído escorpiões. A situação foi protocolada na prefeitura há sete meses, mas até agora, nada mudou. O Departamento de Meio Ambiente alega que não recebeu o documento.

Um grupo de moradores se juntou para cobrar uma atitude do poder público. Eles capturaram e guardaram vários escorpiões e pedem uma solução para o problema.”Estava lavando por causa do tempo de chuva e, cheguei a rastelar a terra e saíram três. No tempo que fui juntar os meus cachorros eles vieram e comeram os escorpiões”, disse a segurança, Vanessa Aparecida de Oliveira.

Caminhando pelas ruas do bairro, Marilda Silvério Pereira, reclama do entulho nas calçadas, terrenos com mato alto, madeiras. O local mais parece um ferro velho. Os moradores acreditam que esses lugares podem se tornar esconderijo para os animais peçonhentos. “Não limpou, multa. Agora, se não tomar providência, multa de novo. Tem que pegar no pé para limpar. Eu tenho criança. Nem fico mais em casa”, contou a cabeleireira.

Na casa da confeiteira Elizabete Faria Toledo, a preocupação é constante. “Tenho medo da noite, do escorpião me picar na cama, de às vezes estar andando na casa e pisar em cima da minha neta, de 3 anos. Tenho medo de ela ser picada porque todo mundo fala que isso é um problema para a saúde, que às vezes pode nem dar tempo de socorrer”.

Os moradores do bairro Afonso Negrão procuraram a prefeitura pedindo que alguma providência fosse tomada. O documento foi registrado no dia 8 de março e, passados sete meses, nada foi feito no terreno. A reclamação, segundo os moradores, foi protocolada por um funcionário da prefeitura. Mesmo assim, o chefe da secretaria de Meio Ambiente afirma desconhecer o documento.

“Talvez não foi encaminhado para o departamento. Aqui é o departamento do meio ambiente porque todos os pedidos de limpeza de terrenos são atendidos imediatamente. Até porque a prefeita exige muito a limpeza desses terrenos”, afirmou Sebastião Clodoaldo de Souza.

Quem quiser solicitar o serviço na Secretaria de Meio Ambiente de Palmital deve ligar para o telefone (18) 3351- 9335.

Escorpiões são encontrados pelos moradores (Foto: Reprodução TV TEM)

VEJA TAMBÉM

#MAIS LIDAS DA SEMANA