Alunos da região de Assis aprendem cooperativismo na horta

910 estudantes do interior de São Paulo participam do Dia C por meio de ação da Coopermota.

Garotada aprende cooperativismo na horta

Um grupo de 910 estudantes da área de atuação da Coopermota (Cooperativa dos Cafeicultores da Média Sorocabana), no interior de São Paulo, aprende os princípios do cooperativismo por meio de oficinas realizadas nas hortas das escolas das cidades de Ibirarema, Paraguaçu Paulista e Maracaí. As atividades fazem parte da campanha Dia de Cooperar, o Dia C. São Paulo é um dos 24 estados brasileiros participantes da iniciativa que tem o objetivo de impulsionar a prática do voluntariado.

Desenvolvido pela Unidade Nacional do Sistema OCB*, o Dia C estimula a promoção de ações solidárias permanentes em todo o país.

Garotada aprende cooperativismo na horta

As oficinas são orientadas por agrônomos e técnicos agrícolas da Coopermota, que começaram os trabalhos com palestras, orientando o cultivo de plantas. O trabalho amplia o contato da garotada com as plantas e ainda desperta em cada um a consciência responsável de preservação ambiental e de alimentação saudável.

As atividades práticas envolvem a manipulação da terra e de sementes para a formação dos canteiros. “O trabalho na horta requer a ação cooperativa de todos, pois prevê o trabalho em equipe. Essa é uma das formas de apresentar aos estudantes os princípios do cooperativismo e formas de colaborar para o desenvolvimento da comunidade”, explica Edson Valmir Fadel, presidente da Coopermota.

Os alimentos cultivados nas hortas já estão incrementando a merenda das escolas participantes. “Temos certeza que esses conceitos não ficarão apenas nas escolas. É uma forma de multiplicar o conhecimento do cooperativismo na comunidade onde estamos inseridos”, ressalta Fadel.

No dia 6 de setembro, data de comemoração do Dia C, a Coopermota realiza oficinas artísticas e confecção de brinquedos com materiais recicláveis nas escolas participantes da campanha. Em todas as unidades, as ações ainda contarão com uma série de atividades ligadas à campanha, e deverão ser concluídas até o final do ano letivo.

Dia C
O “Dia C” tem como proposta transformar ações isoladas realizadas por centenas de cooperativas brasileiras em um vigoroso movimento de solidariedade cooperativista, com ênfase no desenvolvimento social comunitário. De Norte a Sul do Brasil, as cooperativas já realizam diversas atividades voluntárias e no dia 6 de setembro uma grande comemoração vai unir todas elas. A projeção é beneficiar 1,4 milhão de pessoas de 1.060 municípios e reunir cerca de 200 mil voluntários em todo o país. Cooperativas interessadas em participar desse grande movimento nacional podem buscar informações no blog: diac.brasilcooperativo.coop.br e com a unidade do Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) em seu estado.

#MAIS LIDAS DA SEMANA