Copel inaugura subestação em Paraguaçu Paulista

Empreendimento inclui ainda uma linha de transmissão com 41,5 Km de extensão que conecta a subestação a unidade de Assis.

Copel inaugura subestação em Paraguaçu Paulista (Foto: Divulgação)
Copel inaugura subestação em Paraguaçu Paulista (Foto: Divulgação)

Paraguaçu Paulista completa 91 anos dia 12 de março e nessa semana ganha um presente especial da COPEL que proporcionou um investimento de quase sessenta milhões de reais numa infraestrutura de gerenciamento e transmissão de energia elétrica na região.

Entrou em operação e será inaugurada nesta quarta-feira, 09 de março, a partir das 15 horas, na rodovia Miguel Deliberador (ao lado da Fazenda Modelo das Faculdades Gammon), a nova subestação de energia da Copel em Paraguaçu Paulista (SP).

O empreendimento inclui ainda uma linha de transmissão com 41,5 quilômetros de extensão que conecta a subestação a outra unidade no município vizinho de Assis (SP). O conjunto recebeu cerca de R$ 58 milhões em investimentos e vai melhorar o escoamento da energia proveniente de usinas térmicas a biomassas existentes na região, atendendo ao aumento da demanda por eletricidade registrado, principalmente, nos municípios da região oeste do Estado.

Paraguaçu Paulista II é a segunda subestação da Copel em São Paulo. Em 2014, entrou em operação a subestação Cerquilho III. Juntos, os dois projetos devem render uma receita anual de aproximadamente R$ 11,6 milhões para a companhia, segundo o diretor presidente da Copel Geração e Transmissão, Sergio Luiz Lamy, a subestação em Paraguaçu Paulista opera em 230 kV e conta com três transformadores monofásicos de 50 MVA cada, somando 150 MVA de potência de transformação total. A instalação conta ainda com um transformador reserva para situações emergenciais.

A cerimônia, que acontece nesta quarta, 9 de março, a partir das 15 horas, contará com a presença das principais autoridades municipais, convidados e do Presidente da Companhia Paranaense de Energia (COPEL) – Luiz Fernando Leone Vianna, e do Diretor Presidente da COPEL Geração e Transmissão – Sérgio Luiz Lamy, e do Secretário de Estado do Governo de São Paulo, para assuntos de Energia e Mineração – João Carlos de Souza Meireles.

#MAIS LIDAS DA SEMANA