Operários morrem soterrados em obra de galeria de esgoto em Marília

Vítimas teriam desmaiado após serem surpreendidas por um gás.
Empresa diz que lamenta a morte dos funcionários e que presta assistência.

Gás teria deixado operários inconsciente (Foto: Reprodução / TV TEM)
Gás teria deixado operários inconsciente
(Foto: Reprodução / TV TEM)

Dois operários de uma obra de galerias de esgoto morreram soterrados nesta quarta-feira (23) à tarde em Marília (SP).  Segundo o Corpo de Bombeiros, os homens trabalhavam na limpeza do esgoto a cinco metros embaixo da terra, quando foram surpreendidos com um gás.

O gás saia de dentro do esgoto. Edvaldo Nascimento, de 45 anos, teria sido o primeiro a descer. Ele desmaiou e o colega de trabalho Gilson Porto, de 46 anos, tentou retirá-lo do esgoto, mas a terra, que estava ao lado, caiu no buraco e soterrou os dois.

Dez homens do Corpo de Bombeiros trabalharam para socorrer os soterrados. A terra era tirada com baldes e quando um caminho era aberto, um bombeiro descia com equipamento respiratório na tentativa de chegar até as vítimas. O trabalho durou uma hora e meia, até que eles foram retirados sem vida. “Foi feito trabalho muito delicado para retirar a terra para tentar retirá-los com vida”, explica o tenente do Corpo de Bombeiros Ricardo Marçal.

A polícia esteve no local e vai investigar as causas das mortes. “Nós requisitamos perícia, será apurado o eventual delito de homicídio culposo. O problema é o gás que ocasionou o desmaio. Eu acredito que eles não usavam equipamento de segurança, mas tudo isso será apurado”, diz o Eduardo Tucunduva.

Em nota, a Replan Saneamento e Obras,  diz fornece todos os  equipamentos  de  proteção  individuais e que os funcionários estavam equipados.

A empresa também lamentou a morte dos funcionários e diz que está prestando toda  assistência  aos  familiares. Eles afirmam que a fatalidade será esclarecida após laudos técnicos e que vão prestar todas as informações necessárias e solicitadas.

Funcionários foram resgatados sem vida pelos bombeiros (Foto: Reprodução / TV TEM)
Funcionários foram resgatados sem vida pelos bombeiros (Foto: Reprodução / TV TEM)

#MAIS LIDAS DA SEMANA