Secretaria do Meio Ambiente interdita aterro sanitário de Ourinhos

Cetesb diz que local funciona há 20 anos sem licença ambiental.
SAE de Ourinhos informou que vai entrar com recurso contra a interdição.

Aterro foi interditado pela Secretaria do Meio Ambiente (Foto: Reprodução / TV TEM)
Aterro foi interditado pela Secretaria do Meio Ambiente (Foto: Reprodução / TV TEM)

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente interditou nesta terça-feira (30) o aterro sanitário de Ourinhos (SP). A medida foi cumprida por técnicos do escritório regional da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) de Assis. Segundo o gerente regional da Cetesb, Alcides Arroyo Filho, diz que o local funciona sem licença ambiental há 20 anos.

“Um dos motivos é que não tem licença ambiental, outro são as condições inadequadas de operação, como o esgotamento da área e a proximidade com o aeroporto que não tem mais como continuar. Ele não foi implantado como uma obra que o aterro precisa, ele não tem proteção do solo, não tem captação de chorume, que é o líquido gerado pela decomposição, não tem uma estação de tratamento de gases. Então ainda falta bastante coisa para ele se tornar um aterro sanitário.”

Os caminhões que saíram nesta segunda-feira de manhã para fazer a coleta na cidade puderam descarregar o material, mas, segundo a Cetesb, esta foi a última vez, pois a interdição é definitiva e se houver descumprimento, a Superintendência de Água e Esgoto (SAE) será denunciada.

A SAE de Ourinhos informou que vai entrar com recurso contra a interdição, porque está cumprindo todos os prazos estabelecidos pelo termo de ajuste de conduta assinado com o Ministério Público.
A SAE informou ainda que adquiriu um terreno para as construções da Central de Tratamento de Resíduos Sólidos e do novo aterro sanitário e que uma licitação já definiu a empresa que vai fazer a obra.

Sobre a falta de licença ambiental, a SAE disse que solicitou o documento, mas não conseguiu pelo fato do aterro estar perto do aeroporto.

Lixo não pode mais ser levado para aterro em Ourinhos (Foto: Reprodução / TV TEM)
Lixo não pode mais ser levado para aterro em Ourinhos (Foto: Reprodução / TV TEM)

#MAIS LIDAS DA SEMANA