A segunda-feira (19) amanheceu diferente no Oeste Paulista. O sol, em tom avermelhado, chamou a atenção e impressionou quem andava pelas ruas de Assis (SP), e se tornou o assunto do dia.
Muita gente aproveitou para registrar o “fenômeno” e postar as imagens nas redes sociais. Mas o fato é um “alerta” sobre a seca na região.

Poluentes no ar
Conforme relatou ao G1 o climatologista Vagner Camarini Alves, é um “fenômeno” comum nesta época do ano, causado pelo excesso de poeira, fumaça e fuligens, além de nuvens na atmosfera.
A densidade dos poluentes no ar dificulta a passagem da luz do sol e, por isso, o astro aparece neste tom avermelhado para as pessoas.
O período entre julho e agosto é marcado pela seca. De acordo com o climatologista, faz 49 dias que não há registro de chuva em Presidente Prudente, o que favorece queimadas e a emissão de mais poluentes.
Camarini acrescentou que na última semana houve alguns “chuviscos”, mas foram em pontos isolados e insuficientes para acabar com a secura.
“É comum nesta época ficarmos até 60 dias sem chuva”, comentou ao G1.
Além da falta de chuva, tem a umidade do ar. Há cerca de 15 dias o índices estão entre 20% e 25% e a orientação principal é a hidratação.
“Beber bastante líquido e evitar esforços exagerados principalmente no período da tarde, quando a umidade cai mais”, comentou o Camarini ao G1.
Há previsão de chuva para a região

nesta segunda-feira (19), mas deverá ocorrer em pontos isolados, segundo o climatologista.