Prefeitura adota medidas de prevenção para manter menor cidade de SP livre do coronavírus — Foto: TV TEM/Reprodução
Foto: TV TEM/Reprodução

Entre os municípios paulistas, apenas 9, com mais de 500 mil habitantes, concentram 42% da população, enquanto outros 42% possuem até 10 mil habitantes e contemplam somente 3% da população, em 2022. São os resultados de estudo da Fundação Seade.

Os municípios acima de 100 mil habitantes estão concentrados à leste do Estado, em praticamente cinco regiões: Regiões Metropolitanas de São Paulo e da Baixada Santista e nas Regiões Administrativas de Campinas, Sorocaba e São José dos Campos.

Em contrapartida, os municípios de menor porte populacional localizam-se mais nas regiões noroeste e sul. Borá, com 811 habitantes, mantém o posto de menor município paulista e o segundo menor brasileiro. O Município de São Paulo é o maior, com população de 11,96 milhões.

No Estado de São Paulo, a densidade demográfica é heterogênea, variando entre 20 hab./km² naqueles municípios de pequeno porte e acima de 3.000 hab./km² nos maiores. Localizados na Região Metropolitana de SP, os municípios de Taboão da Serra (14.246 hab./km2), Diadema (13.205), Carapicuíba (11.528) e Osasco (10.543) apresentam as maiores densidades demográficas. Por sua vez, Iporanga detém o menor índice paulista (3,9 hab./km2), junto com Marabá Paulista (5,4) e Lutécia (5,5).

Grau de urbanização

Em 2022, 96,6% da população paulista residem em áreas urbanas. Apenas 87 municípios apresentam grau de urbanização inferior a 75%, localizados mais ao sul do Estado, principalmente nas regiões de Registro, Itapeva e Sorocaba. Por outro lado, 200 municípios exibem índices superiores a 95%, situados sobretudo nas Regiões Metropolitanas de São Paulo e da Baixada Santista, na região de Campinas e ao longo dos grandes eixos rodoviários, em especial na Via Dutra e no Sistema Anhanguera-Bandeirantes.

Deixe um comentário

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora gratuitamente sua conta e faça parte.

Assine nossa newsletter

Receba as notícias do AssisNews diretamente em seu email.

VOCÊ PODE GOSTAR

Homem que possui esquizofrenia mata mãe a facadas

Vítima foi encontrada deitada na cama, com duas perfurações no peito.

Batida traseira deixa cinco feridos em rodovia

No carro estavam um casal, duas crianças e uma adolescente de 16 anos.

Jornalista de Araraquara vai cobrir acidente na SP-255 e descobre que filho morreu na colisão

" O condutor do veículo que perdeu a vida aqui: é meu filho, o Tiago"