Sentenciados de Assis recebem 2º edição da Jornada da Cidadania e Empregabilidade

O evento será realizado nesta quinta-feira (09) na Penitenciária de Assis e contará com atendimentos jurídicos, médicos e documentais.

Depois do sucesso da primeira edição do evento em 2015, pela qual cerca de 2.300 sentenciados de Assis foram contemplados com diversos serviços, a Jornada da Cidadania e Empregabilidade volta a ocorrer na unidade prisional nesta quinta-feira (09). A ação vem percorrendo os presídios paulistas e, somente em 2016, resultou em 92 mil atendimentos a pessoas privadas de liberdade em 33 estabelecimentos subordinados à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste (Croeste). Para este ano, uma resolução da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP-138) determinou que as penitenciárias de regime semiaberto promovam, no mínimo, duas ações semelhantes anualmente.

A Penitenciária de Assis foi a primeira unidade de regime fechado do Estado a receber a ação em 08 de dezembro de 2015. A experiência abriu portas para que outros estabelecimentos prisionais do mesmo tipo de regime pudessem ser contemplados. Agora, a 2º edição do evento vem dar continuidade aos trabalhos realizados a mais de um ano atrás, beneficiando os novos integrantes da população carcerária.  O evento oficial terá início às 09h, com cerimonial de abertura, e seguirá durante todo o dia. Devido a demanda e disponibilidade dos parceiros, algumas atividades que fazem parte da jornada já vêm sendo executadas ao longo da semana e se estenderão até a próxima sexta-feira.

Atividades
O objetivo é oferecer serviços diversos e documentos pessoais aos sentenciados, dando a eles condições de estudar, trabalhar e prestar exames públicos, ainda dentro da prisão e fora dela. Deste modo, também contribuir para a remição de pena oriunda de trabalho e educação, além de auxiliar na retomada da vida social quando ganharem a liberdade. Nesta quinta-feira, haverá emissão/atualização e entregas de Registro Geral (RG), Cadastros de Pessoa Física (CPF), Certidão de Nascimento, 105 Carteiras de Trabalho, atendimentos médicos, cortes de cabelo, além de atendimentos jurídicos por representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Defensoria Pública. Também serão realizados testes rápidos para HIV, Sífiles e Hepatite, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e atendimento odontológico. Na ocasião, alguns reeducandos serão surpreendidos com concessão de benefícios e o público visitante poderá prestigiar exposição de banners dos projetos da unidade.

Ao longo da semana, sentenciados vêm participando de palestras com temas diversos. São eles: “Dependência química: sintomas, tratamento e superação”, com o Agente de Segurança Penitenciária (ASP) Nivaldo dos Santos e a psicóloga Lúcia Oda; “Noções de higiene pessoal” com a diretora do Núcleo de Saúde da unidade, Aparecida Conceição de Souza; “Tuberculose: prevenção, sintomas e tratamento” com o enfermeiro João Olegário de Oliveira; “Serviços de reintegração” com a diretora do Centro de Reintegração Social e Atendimento à Saúde, Claudia Andrade Amendola Machio; “Recursos de execução da pena” com o ASP Sérgio Ribeiro; “O tempo e a vida” com a diretora substituta do Núcleo de Trabalho, Roseli Ferreira Ameduri e a Oficial administrativo, Rosana Ferreira; “Problemas de automedicação” com a diretora do Núcleo de Saúde, Aparecida Conceição de Souza; “Pequenas atitudes…mudam o mundo em nossa volta” com a Coordenadora Pedagógica da ETEC “Prof. Milton Gazzetti” de Presidente Venceslau, Adriana Moreira da Cunha; “Semeando princípios e colhendo dignidade” com Valdecir Nery Evangelista; “Valorização e perspectivas de vida” com a coordenadora de projetos da FUNAP, Camila Menotti Zanuto; ” A vida como ela é…” com o gerente Regional da FUNAP de Presidente Prudente, Milfran Melotti Evangelista; “Educação e remição de pena” com o ASP Fernando Chu, “Central de atenção ao egresso e famílias e suas ações para a inserção cidadã” com as responsáveis técnicas da CAEF de Assis e Cândido Mota, Gilmara Betini e Karen Christine Longo Yaslle; “Cidadania e Ética” e “Orientação Educacional” com os professores Luis F. G.  Scarcella e Joyce  Keli P. Rosa, e Ester Gabriela Limeira, respectivamente, da Escola Estadual “Clybas Pinto Ferraz” de Assis; “Empreendedorismo” com o diretor do Centro de Trabalho e Educação, Carlos Alberto de Oliveira e “Trabalho em transformação: fundamentos da psicologia para o trabalhador” pelo Projeto Diálogos da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP).

Ação
A Jornada da Cidadania e Empregabilidade é uma realização da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), através do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE) da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) em parceria com o Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate) da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado. O trabalho com RG foi viabilizado graças ao Termo de Cooperação Mútua entre a SAP e a Secretaria de Segurança Pública, por intermédio do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt do Departamento de Inteligência da Polícia Civil (IIRGD).CONVITE JORNADA

#MAIS LIDAS DA SEMANA