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Musculação no processo de emagrecimento

O método ideal para reduzir as reservas de gordura do organismo é combinar a dieta alimentar com o aumento do exercício

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Musculação no processo de emagrecimento

O American College of Sports Medicine incluiu, recentemente, o treinamento de força em suas recomendações referentes a um programa global para a saúde e condicionamento físico.

O método ideal para reduzir as reservas de gordura do organismo é combinar a restrição dietética moderada (dieta alimentar) com o aumento do exercício.

Musculação no processo de emagrecimento
Segundo Wilmore e costill (2001), estudos sustentam o uso do treinamento de força para promover alterações favoráveis do perfil lipídico, embora os resultados nem sempre tenham sido consistentes de um estudo a outro. Quando foram observadas alterações da concentração sérica (combinação do colesterol total contido em cada uma das diferentes lipoproteínas) de lipídios, elas refletiam, em geral, uma diminuição da relação colesterol total – HDL-colesterol ou LDL-colesterol.

O treinamento de força, também, reduz o risco de obesidade. Evidências indicam que um programa de treinamento de força aumenta a massa isenta de gordura e diminui a massa gorda do praticante.

Alguns cientistas especulam se esse aumento de massa isenta de gordura aumenta a taxa metabólica de repouso do indivíduo, pois o músculo é mais metabolicamente ativo do que a gordura. Isso aumentaria o gasto calórico diário.

De acordo com Campos (2001), apesar dos exercícios de força em musculação não utilizarem gordura no momento do exercício (somente ATP-CP e glicólise anaeróbia), há uma grande utilização de lipídios entre uma série e outra dos exercícios, por causa da atividade aeróbia aumentada, no intuito de recuperar os sistemas anaeróbios depletados.

Ainda, o metabolismo permanece alto por várias horas, o que aumenta a oxidação de gorduras. É importante lembrar que, em repouso, a produção energética depende quase que exclusivamente do sistema aeróbio e as gorduras são a principal fonte de energia nesta situação.

Outro benefício da musculação para o controle ponderal (de peso) é o gasto energético dos exercícios que contribui para o gasto calórico diário e o balanço calórico negativo.

Os exercícios de musculação também elevam a secreção do hormônio do crescimento (GH). Isto é importante porque, além das propriedades anabólicas deste hormônio, ele aumenta a utilização de gordura no período seguinte ao exercício.

Influência do Exercício Aeróbio
As atividades que desenvolvem a endurance (atividade aeróbia prolongada) cardiovascular são o coração do programa de exercícios.

São destinadas a melhorar tanto a capacidade quanto a eficiência de seus sistemas cardiovascular, respiratório e metabólico. Essas atividades também o ajudam a controlar ou reduzir seu peso corporal. Atividades como a caminhada, o trote, a corrida, o ciclismo, a natação, o remo, a dança aeróbia, o step e a escalada são boas atividades de resistência à fadiga (Wilmore e Costill, 2001).

A atividade aerobia, leve e moderada, de média a longa duração, é a melhor opção para o indivíduo que deseja emagrecer. Isto porque neste ritmo, o organismo utiliza cerca de 50% de carboidratos e 50% de gorduras como as principais fontes de energia durante o início do exercício.

Conforme o tempo de atividade vai aumentando o corpo passa a utilizar predominantemente gorduras como principal fonte energética.

Já no exercício de alto intensidade a porcentagem de gordura utilizada diminui para aproximadamente 33% e a de carboidrato aumenta para aproximadamente 67%. Caso a atividade aerobia seja de alta intensidade, a principal fonte de energia serão os carboidratos, porém o exercício não terá longa duração.

Mas existe um grupo de estudiosos que preconiza a utilização das gorduras para resintese do ATP ao final do exercício durante a fase do EPOC (consumo excessivo de oxigênio pós-exercício).

Segundo McArdle et al. (1998), o exercício aeróbio submáximo gera um aumento significante no metabolismo das gorduras, mais precisamente no catabolismo, ou seja, há um aumento na capacidade dos músculos treinados de mobilizarem, transportarem e oxidarem as gorduras.

Esse aumento resulta do maior fluxo sanguíneo dentro do músculo treinado e de uma maior quantidade de enzimas que mobilizam as gorduras. Já, os vários métodos tradicionais de treinamento com resistência conseguem aperfeiçoar a capacidade geradora de força do músculo, porém esses exercícios proporcionam um estímulo apenas mínimo no sentido de aprimorar a capacidade aeróbia e de reduzir a gordura corporal e exercem um efeito muito pequeno no sentido de modificar o perfil dos lipídios sanguíneos (gorduras no sangue) do indivíduo e outros fatores de risco para os distúrbios que o excesso de gordura pode vir a gerar.

Com isso, concluísse que o exercício tradicional com treinamento de resistência não deveria constituir a maior parte de um programa elaborado para o aprimoramento cardiovascular e o controle e diminuição de peso corporal.

Porém, o custo calórico do exercício pode ser aumentado de forma a produzir aprimoramentos em mais de um aspecto da aptidão pela modificação da abordagem padronizada ao treinamento de resistência. Essa abordagem denominada, treinamento de resistência em circuito, deixa de enfatizar os curtos intervalos de sobrecarga muscular local maciça, para poder proporcionar um condicionamento mais generalizado capaz de aprimorar a composição corporal (aumentando o catabolismo de gorduras), aumentar a força muscular e a resistência muscular localizada, além de melhorar a aptidão cardiovascular.

Influência da Ginástica aeróbia e Localizada
A ginástica, tanto aeróbia quanto localizada, pode contribuir para o emagrecimento no sentido de aumentar a demanda energética.

Através, principalmente, da aeróbia de baixo e alto impacto e do step training – como também das variações que permitem: dança aeróbia, funk, hip hop, street dance, entre tantas – na extensão do tempo de aquecimento aeróbio tendo como objetivo central o aumento do gasto calórico total e no trabalho de endurance muscular mais longo, traduzindo um incremento no sistema energético aeróbio.

Já a ginástica localizada influencia o gasto calórico no desenvolvimento dos trabalhos de força de maiores intensidades, pelo incremento do sistema anaeróbio de energia, proporcionando um déficit energético que será reposto ao final da atividade tendo como principal fonte para resintese do ATP a gordura (Costa, 1998).

Conclusão
Segundo Wilmore e Costill (2001), o treinamento de força promove ganhos de massa isenta de gordura e tanto o treinamento de endurance quanto o de força promovem a perda de massa gorda. Para perder peso, os atletas devem combinar um programa moderado de treinamento de endurance e de força com uma restrição calórica modesta.

Contudo, a melhor opção para o emagrecimento é praticar o maior número de atividades possíveis, sem sobrecarregar o seu corpo, para não gerar overtraining. E associado a isso iniciar uma reeducação alimentar, melhorando a qualidade e a quantidade dos alimentos ingeridos.

Fonte: Revista suplementação

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Assis continuará com tempo chuvoso nos próximos dias, diz IPMet

Final de semana será chuvoso segundo o Instituto. Confira a previsão

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Do AssisNews
Assis continuará com tempo chuvoso nos próximos dias, diz IPMet (Foto: AssisNews)

Um sistema frontal que atua na costa sudeste do Brasil, mantém as condições de instabilidade sobre o estado de São Paulo. Com isso o tempo permanecerá instável, com nebulosidade variável e com áreas de chuvas acompanhadas de trovoadas isoladas no decorrer desta semana. As informações são do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet).

Ainda segundo o IPMet, em Assis (SP) a previsão é de que a chuva continue durante os próximos dias, confira como fica o tempo e a temperatura:

Nesta quinta-feira (07), o dia será de sol com algumas nuvens. Deve chover durante o dia e à noite. A mínima é de 19°C e  máxima deve chegar aos 31°C.

Na sexta-feira (08), a previsão aponta 72% de probabilidade de chuva. As temperaturas devem ficar entre 20°C e 32°C.

O dia deve ser de sol com aumento de nuvens de manhã de sábado (09). Segundo o IPMet haverá pancadas de chuva à tarde e à noite. A mínima deve ser de 9°C e máxima deve atingir os 31°c.

O domingo (10) deve ser chuvoso com previsão de 10mm. As temperaturas devem ficar entre os 20°C e os 30°C.

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Rápida ventania causa estragos em vários pontos de Assis

Casas destelhas, árvores arrancadas, carros atingidos foram alguns dos casos registrados.

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Do AssisNews
Rápida ventania causa estragos em vários pontos de Assis (Foto: Divulgação)

A rápida e forte chuva acompanhada de uma intensa ventania causou diversos estragos em vários pontos da cidade de Assis (SP) nesta terça-feira (05).

Casas destelhas, árvores arrancadas, carros atingidos foram alguns dos casos registrados.

Uma das ocorrências registradas ocorreu por volta das 13h na praça Arlindo Luz, no centro da cidade, onde uma árvore caiu sobre um carro e um carrinho de caldo de cana, que ficou parcialmente destruído.

Alguns pontos da cidade chegaram a ficar sem energia elétrica.

O AssisNews acompanha o caso e trás novas informações a qualquer momento.

Rápida ventania causa estragos em vários pontos de Assis (Foto: The Brothers)

Rápida ventania causa estragos em vários pontos de Assis (Foto: The Brothers)

Rápida ventania causa estragos em vários pontos de Assis (Foto: The Brothers)

Rápida ventania causa estragos em vários pontos de Assis (Foto: The Brothers)

Rápida ventania causa estragos em vários pontos de Assis (Foto: The Brothers)

Rápida ventania causa estragos em vários pontos de Assis (Foto: The Brothers)

Rápida ventania causa estragos em vários pontos de Assis (Foto: The Brothers)

Rápida ventania causa estragos em vários pontos de Assis (Foto: The Brothers)

Rápida ventania causa estragos em vários pontos de Assis (Foto: Divulgação)

Rápida ventania causa estragos em vários pontos de Assis (Foto: Divulgação)

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Temperatura tem declínio em Assis e previsão de chuva; confira

Temperaturas devem variar entre 14ºC e 29ºC durante a semana.

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Do AssisNews
Estação primavera começa com frio e ventania (Foto; Divulgação/PMA)

Após um inverno quente e seco em Assis (SP), a primavera inicia com ventania e queda na temperatura. De acordo com a agência Climatempo é de que o declínio continue durante a semana.

Confira como fica a previsão do tempo:

Nesta segunda-feira (23) o dia será de sol e as nuvens aumentam no decorrer da tarde. A máxima prevista não deve ultrapassar os 27ºC.

Na terça-feira (24) o dia deve ser de sol com aumento de nuvens de manhã, há probabilidade de pancadas de chuva à tarde e à noite. A mínima fica em 15°C e máxima em 29°C.

A previsão é de que a quarta-feira (25) seja um dia de sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. A mínima prevista é de 16°C e máxima não deve passar dos 23°C.

Na quinta-feira (26) há previsão de chuva a qualquer hora do dia, a mínima é de 14ºC e máxima de 25ºC.

Já na sexta-feira (27) não deve chover. A mínima prevista é de 15°C e a máxima de 29°C.

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