Colesterol e orientação nutricional; Hipercolesterolemia

O colesterol é uma substância presente no sangue e em tecidos animais e que o corpo necessita para produzir hormônios sexuais, fabricar vitamina D e outros.

O QUE É COLESTEROL ?
O colesterol é uma substância presente no sangue e em tecidos animais e que o corpo necessita para produzir hormônios sexuais, fabricar vitamina D e transportar gordura do intestino para o fígado, músculos e tecido adiposo.

Nosso corpo é capaz de produzir colesterol todos os dias. Além disso, o colesterol está presente em vários alimentos de origem animal (alimentos de origem vegetal não contém colesterol).

O colesterol é dividido em frações:

HDL – é o “colesterol bom”, pois retira o excesso de colesterol das artérias, impedindo o seu depósito.
LDL – é o “colesterol ruim”, pois deposita colesterol em todas as artérias.
VLDL – transporta as gorduras do fígado para as outras partes do nosso corpo, formando depósitos.

O perigo está no excesso de LDL e VLDL

COLESTEROL X ALIMENTAÇÃO
A alimentação saudável tem um papel fundamental na prevenção dos fatores de risco e na redução e manutenção dos níveis de colesterol no sangue.

O colesterol se encontra principalmente nos seguintes alimentos: carnes vermelhas (boi/vaca), carnes brancas (porco frango (pele), peixe, frutos do mar (mariscos, lagosta, camarão, siri), víceras (fígado, coração, moela, miolo, rins), ovo (gema), leite integral e derivados (creme de leite, creme de chantilly, requeijão, queijos amarelos, iogurtes integrais).

Dicas para reduzir o consumo de colesterol de seu plano alimentar (DIETA)

– Dê preferência aos produtos desnatados como leite e iogurtes;
– Substitua queijos gordurosos por ricota, queijo branco e cottage;
– Consuma carnes magras, sem a gordura visível, retire a pele do frango e dê preferência a preparações assadas, cozidas, ensopadas ou grelhadas, removendo a gordura endurecida de molhos e sopas, e evite consumo de frituras;
– Prefira sorvetes de frutas ao invés de sorvetes de massa;
– Evite o consumo de víceras (fígado, coração, moela, miolo, rins), e limite o consumo de embutidos (liguiça, salsicha) e frios (salame, mortadela, presunto);
– Substitua o consumo de gorduras de origem animal (bacon, banha, nata, manteiga, creme de leite) por gorduras de origem vegetal (óleo de soja, algodão, amendoim, canola, girasol, milho, oliva, halvarinas), com moderação, no preparo de alimentos;
– Evite consumir mais de 2-3 ovos por semana, e quando consumi-los, prefira cozido, quente ou pochê;
– Evite preparação em que o ovo e o ingrediente principal (maioneses, bolos, quindins, fios de ovos, quindins, pudins);
– Procure reduzir o consumo de chocolates e doces caseiros preparados com leite ovos e manteiga.

IMPORTANTE:
Uma dieta rica em fibras também pode reduzir o colesterol no sangue.
Procure consumir frutas e vegetais frescos (maçã, s/casca, goiaba s/casca, banana maçã), aveia e leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico), pois esses alimentos possuem fibras denominadas “solúveis”, que estão associadas à redução dos níveis de colesterol no sangue.

Clínica Bellla Europa
Dr. Fabiano Morelli
CRM 92520

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