Fique conectado

Cultura

Circuito Sesc de Artes chega a Assis com atividades culturais gratuitas na praça

Em parceria com a prefeitura e sindicato do comércio, Sesc SP promove vivências, espetáculos, oficinas, shows e apresentações.

Publicado em

231

O Circuito Sesc de Artes desembarca em Assis no dia 6 de abril, transformando a Praça Walter Mansolelli em um polo de arte e cultura, com atividades nas áreas da música, literatura, artes visuais, cinema, circo e dança. A programação é livre a todos os públicos e ocorre das 16h às 21h30, gratuitamente.

A música fica por conta da Dj Haru. Pesquisadora de territórios da música popular brasileira, africana, jamaicana e latino-americana, ela promove, em seus sets, um cruzamento de artistas contemporâneos com ritmos e grooves tradicionais.

Também tem música e poesia com o Botica Poesia. O escritor e poeta Sergio Vaz, criador da Cooperifa, se junta ao cantor, compositor e produtor Renato Gama para um show literomusical, com canções criadas a partir de poemas inéditos e conhecidos de Vaz.

O espetáculo de dança Mané Gostoso, apresentado pelo Ballet Stagium, homenageia Luiz Gonzaga ao fazer uma releitura da cultura popular do Nordeste, em um universo lúdico, criativo e mágico, que resgata brincadeiras de infância com as canções do Rei do Baião.

Já se imaginou em um set de filmagens? Essa experiência se torna possível com o Set na Praça. No estúdio montado a céu aberto pelo Instituto Querô, o público experimenta algumas funções na produção de uma cena para TV ou cinema, em um set com cadeira de diretor, iluminação, câmera, monitor, travelling (câmera em deslocamento), microfone, camarim e objetos de arte.

O público se diverte com as palhaçadas de Gonçalvez e Sobolha, palhaços que querem ser levados a sério por seu talento para a mágica e hipnose, mas acabam oferecendo ao público um momento de muito humor. O espetáculo circense Mistérius, comandado pela Família Burg, tem base na palhaçaria clássica, nas técnicas de picadeiro e na mágica, com música e intensa participação dos espectadores.

Os artistas do Ateliê Lua Azul demonstram técnicas artesanais para produção de cordas, cordões e cadarços com lãs coloridas, os chamados Rabos de Gato, que poderão ser montados em tapetes, cachecóis e peças decorativas.

Com a oficina comandada por Bebel Abreu e Ale Kalko, o Desenhaço, o público é orientado a como praticar desenhos de observação, desde a produção de retrato, construção de formas e figuras até o desenvolvimento de traços do cotidiano e desenhos de animais.

Compõe, também, a programação do Circuito, a Mediação de Leitura com A Cor – Ação Cultural. Nela, os mediadores convidam o público a ter contato com livros e com a leitura e os ouvintes ficam livres para elaborar suas ideias e compartilhá-las durante o encontro.

“A importância do projeto está, sobretudo, ligada ao caráter democrático das ações, pensadas para aproximar o público das mais diversas formas de expressão da arte e de seus conteúdos. Ao levar as atividades para as praças, o CircuitoSesc de Artes cria pontes significativas entre as pessoas, os artistas e o próprio espaço”, explica Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo.

Promovido pelo Sesc SP, em parceria com as prefeituras e sindicatos do comércio, o circuito percorre 121 municípios de São Paulo com atividades gratuitas e livres para todas as idades. O tradicional e o contemporâneo, o regional e o urbano, as vivências, os espetáculos e os artistas: um encontro de linguagens em intervenções, espetáculos e oficinas que vão até você no Circuito Sesc de Artes.

SERVIÇO

O Sesc Thermas é aberto ao público, fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas, e o telefone para contato é o (18) 3226-0400. A programação completa, com as informações de cada atividade, pode ser consultada emsescsp.org.br/prudente.

Circuito Sesc de Artes
Cidade – Assis (SP)
Data: 6 de abril.
Local: Praça Walter Mansolelli.
Horário: das 16h às 21h30.
Classificação etária: Livre.

Sérgio Vaz e Renato Gama (Foto: Daisy Serena II)

Ballet Stagium

Set na praça

Dj Haru (Foto: Chris Frutuoso)

Cultura

Tradicional Cavalgada da Ficar será neste domingo

A saída será as 10h do alto da Avenida Rui Barbosa, em frente à escola Xereta e a partir das 8h começa a concentração.

Publicado em

Do AssisNews
Tradicional Cavalgada da Ficar será no domingo (Foto: Divulgação)
Tradicional Cavalgada da Ficar será no domingo (Foto: Divulgação)

Um dos eventos da Ficar 2019 mais aguardados pela população é a tradicional Cavalgada de Cavaleiros e Comitivas que acontecerá neste domingo (14) e percorrerá as avenidas da cidade.

A Cavalgada é uma manifestação cultural em forma de passeio, realizada por comitivas organizadas, cavaleiros e amazonas de crianças à adultos.

A cavalgada uma das bandeiras culturais de Assis e reúne toda a família. Incentivar os filhos para participar e acompanhar a cavalgada é aproximá-los da natureza, cultivar a tradição, recordar nossas origens, além de criar um respeito pelo animal. Sem dúvida, é um importante evento que valoriza a nossa cultura e a tradição tropeira.

A saída será as 10h do alto da Avenida Rui Barbosa, em frente à escola Xereta e a partir das 8h começa a concentração. O desfile percorrerá a Av. Rui Barbosa até o Banco Bradesco, sobe a Av. Marechal Deodoro, entra na Av. Dom Antônio, segue até a Av. Pascoal Santille seguindo até a última rotatória da mesma avenida, próximo a FICAR.

Qualquer pessoa pode participar da cavalgada seja organizada em comitivas ou não. Assis e região possuem várias comitivas e muitas já confirmaram presença no evento.

A Cavalgada está dentro do cronograma oficial de eventos da Ficar que é realizada pela Associação Assisense de Rodeio – AAR em parceria com a Prefeitura Municipal e com a Associação da Cultura Tropeira – ACT. Informações com o Augustinho Rocha (18) 9-9776-5454.

Continue lendo

Cultura

ConSertão chega a Assis neste domingo em comemoração aos 114 anos da cidade

Em concerto ao ar livre e com entrada franca, artistas apresentam clássicos da música caipira, com orquestração sinfônica.

Publicado em

Do AssisNews
ConSertão chega a Assis neste domingo em comemoração aos 114 anos da cidade (Foto: Divulgação)

No próximo domingo (30), às 20h, a cidade de Assis recebe a terceira apresentação de 2019 do Projeto ConSertão. A série de concertos itinerantes, com apresentações ao ar livre e entrada gratuita, será na Praça da Bandeira, dentro das comemorações de aniversário do município.

Os artistas Cláudio Lacerda (voz), Rodrigo Zanc (voz), Neymar Dias (viola caipira) e a Orquestra de Câmara de Piracicaba, sob a regência do maestro Luís Fernando Fischer Dutra, apresentam clássicos do cancioneiro caipira com uma roupagem diferente. Todas as músicas receberam arranjos para orquestra, que enalteceram o charme e a simplicidade campesina.

O projeto, concebido por Cláudio Lacerda, foi criado como uma maneira de elevar a sonoridade caipira a um patamar que ela merece, valorizando a cultura do campo. “Isso é uma bandeira para mim! O repertório é formado por clássicos do gênero, por canções que ajudaram a moldar a identidade cultural de São Paulo e algumas partes de Estados vizinhos, região definida como Paulistânia”, revela Cláudio.

Sucesso de público e crítica, o ConSertão coleciona números expressivos. Iniciado em 2018, reuniu em sua primeira edição mais de 15 mil pessoas, passando por Piracicaba, Barra Bonita, Paraguaçu Paulista, Araraquara e Araçatuba. A grande receptividade do público fez com que a segunda edição desse continuidade aos espetáculos, que sempre emocionam a todos os que têm contato com a ação. Em 2019, Piracicaba e Brotas já receberam a atração que, além de Assis, ainda deve passar por Andradina no começo de julho.

A grande maioria dos principais compositores e intérpretes da música caipira são naturais do Estado de São Paulo, e, portanto, nada mais natural que os homenageados sejam, em sua maioria, paulistas como Teddy Vieira, João Pacífico, Raul Torres, Angelino de Oliveira, Palmeira, Elpídio dos Santos, entre outros. No repertório estão joias do cancioneiro popular como “Saudade da minha terra”, “Romaria” e “Tristezas do Jeca”.

Solistas e músicos

Cláudio Lacerda, além de idealizar o projeto e ser solista de voz nas apresentações, é diretor da Cantoria Produções Artísticas. O cantor tem uma carreira dedicada à música campesina, com cinco discos lançados e participações de artistas essenciais para o gênero, como Renato Teixeira, Rolando Boldrin, Dominguinhos, Tinoco e Pena Branca.Rodrigo Zanc é quem acompanha Lacerda como solista de voz. Experiente no meio musical e violeiro de grande talento, Zanc tem dois discos autorais gravados, que representam enorme contribuição para a música caipira contemporânea.

Já a direção musical e produção dos arranjos orquestrados ficaram por conta de Neymar Dias, que também empunha a viola caipira nas apresentações. Músico referência no meio, Neymar traz ao projeto um olhar singular que agrega nas obras o caráter popular e erudito.

A Orquestra de Câmara de Piracicaba é o conjunto convidado que acompanha os concertos, sob a regência do maestro Luís Fernando Fischer Dutra.

No palco e também fora dele, todos os envolvidos abraçaram a ideia de Lacerda e transformam o ConSertão, a cada apresentação, em uma grande celebração da arte, música e da cultura popular.

Apoio à cultura local

Seguindo seu compromisso de proporcionar cultura e arte para toda a comunidade, a Raízen é patrocinadora do projeto.Ademir da Silva, Coordenador Administrativo, ressalta a importância da iniciativa: “Mais uma vez a Raízen colabora para o fortalecimento da cultura e tradição na nossa região. É um privilégio proporcionar momentos como este à comunidade para celebrar nossa herança cultural e homenagear grandes nomes da música caipira. A Raízen é uma grande entusiasta de iniciativas como esta, que oferece cultura e arte para um público diversificado. Um dos principais valores na Raízen é o ampliar o melhor de cada um. E é assim que atuamos em todas as nossas frentes de negócio, prezando pela igualdade e diversidade”.

O CONSERTÃO é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e conta com o patrocínio da Raízen e da Hyundai Glovis do Brasil. O projeto é gerido pela Cantoria Produções Artísticas e produzido pela Agência NTZ. Em Assis, conta com a parceria da Orquestra de Câmara de Piracicaba, Prefeitura Municipal de Assis e Ônix Hotel.

SERVIÇO
CONSERTÃO ASSIS
Data: 30 de junho de 2019 (domingo)
Horário: 20h
Local: Praça da Bandeira (Praça Antonio Vianna Silva, Centro, Assis – SP)
ENTRADA GRATUITA

Classificação: Livre

Informações:

facebook.com/consertao

instagram.com/consertao.oficial

REPERTÓRIO DO CONCERTO

Boiadeiro errante
Teddy Vieira

Triste berrante
Adauto Santos

Cabocla Tereza
Raul Torres e João Pacífico

Disco voador
Palmeira

Cheiro de relva
Dino Franco e Zé Fortuna

Saudade da minha terra
Belmonte e Goiá

Chitãozinho e Xororó
Serrinha e Athos Campos

Você vai gostar
Elpídio dos Santos

Chuá chuá
Pedro de Sá Pereira e Ari Machado

Tristezas de Jeca
Angelino de Oliveira

Chora Viola
Lourival dos Santos e Tião Carreiro

Romaria
Renato Teixeira

Vide vida marvada
Rolando Boldrin

Continue lendo

Cultura

Banda na Praça acontece na Vila Operária neste sábado

O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

Publicado em

Do AssisNews
Banda na Praça acontece na Vila Operária neste sábado (Foto: Divulgação/PMA)

A Prefeitura Municipal de Assis através da Secretaria Municipal de Cultura por meio do Projeto Curt’Assis, oferece no sábado, 22, apresentação do projeto Banda na Praça, às 20h, na Praça da Vila Operária.

O projeto conta com a participação dos músicos da Banda Municipal, sob regência do maestro Ivaldo Flores, e do corpo coreógrafo, sob comando da coreógrafa Cris Boffi.

O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

Toda a população é convidada a participar.

Continue lendo
Solutudo 300
WhatsAssp AssisNews
Publicidade

FaceNews

Mais lidas