George Clooney irá apresentar novo filme durante Festival de Berlim

‘Caçadores de obras-primas’ retrata busca de obras roubadas por nazistas. Matt Damon e Bill Murray estão no elenco, ao lado do próprio Clooney.

Cena de ‘Caçadores de obras-primas’ (Foto: Divulgação)

George Clooney apresentará seu novo filme “Caçadores de obras-primas” (“The monuments men”), um thriller sobre a busca pelos americanos por obras de arte confiscadas pelos nazistas, durante o Festival de Cinema de Berlim, em fevereiro, anunciaram os organizadores nesta sexta-feira (8).

Este anúncio é feito poucos dias depois da descoberta em Munique (sul da Alemanha), em um apartamento cheio de lixo, de mais de 1.400 desenhos, gravuras e pinturas de artistas como Picasso, Matisse e Renoir, confiscados pelos nazistas.

O ator, diretor, roteirista e produtor de cinema americano é esperado no tapete vermelho da 64ª edição da Berlinale, que acontece de 6 a 16 de fevereiro, para apresentar o seu novo filme sobre a busca por uma unidade do exército americano durante a Segunda Guerra Mundial de obras de arte roubadas pelos nazistas.

“Mais de 5 milhões de objetos culturais roubados por nazistas retornaram ao seu país de origem nos anos após a Segunda Guerra Mundial”, declarou o diretor do festival, Dieter Kosslick, em comunicado.

“Como evidenciado pela recente descoberta de Munique, o roubo de obras de arte nesta época é mais relevante do que nunca. ‘Caçadores de obras-primas’ dá a este assunto uma audiência global”, acrescentou Kosslick.

No filme de Clooney, uma unidade composta por sete diretores, curadores e historiadores, é encarregada pelos aliados de encontrar obras de arte atrás das linhas inimigas para devolvê-las aos seus donos.

Clooney dirigiu e co-escreveu o roteiro do filme, que é baseado no livro de Robert M. Edsel, “The monuments men: allied heroes, nazi thieves, and the greatest treasure hunt in history.

Entre outras estrelas, Jean Dujardin, Matt Damon, Bill Murray, Cate Blanchett e John Goodman estão no elenco. Filmado na Alemanha, deve estrear nos Estados Unidos em 7 de fevereiro.

Na terça-feira, os organizadores da Berlinale anunciaram que “The grand Budapest hotel”, filme germano-britânico do diretor americano Wes Anderson teria a sua estreia mundial na abertura do festival, em 6 de fevereiro.

VEJA TAMBÉM

#MAIS LIDAS DA SEMANA