Gil e Stevie Wonder embalam o Natal de 450 mil fãs no Rio

Depois de mais canções natalinas, vieram “My Cherie Amour”, “Sweetest Somebody I Know”, do ultimo álbum de Stevie, e “Superstition”.

Na parte final do show, Gilberto Gil se reúne com Stevie Wonder no palco (Foto: Uol)

Gilberto Gil e Stevie Wonder voltaram a subir em palco brasileiro na noite de terça-feira (25), desta vez na Praia de Copacabana, no Rio, sem dar chance para a falta de pontualidade. De acordo com números da Polícia Militar, cerca de 450 mil pessoas prestigiaram o show gratuito. Em fevereiro de 2006, os Rolling Stones reuniram no mesmo local em torno de 1 milhão de pessoas. No Natal de 2010, Roberto Carlos se apresentou para aproximadamente 400 mil fãs.

A apresentação de Gilberto Gil teve início às 20h02. O cantor abriu a noite com clássicos de sua carreira, como “Realce”, “A Novidade” e “Não Chores Mais”. O show, pontuado de sucessos seus e de outros compositores, teve ainda músicas como “Is This Love?” (Bob Marley), “Palco”, “Esperando na Janela”, “Vamos Fugir”, “Nos Barracos da Cidade” e “Toda Menina Baiana”. Preta Gil cantou com o pai.

Aos 40 minutos do show, Gilberto Gil homenageou Dona Canô, mãe de Caetano Veloso e Maria Bethânia, que morreu na manhã de terça. “Tanto trabalho, tanta devoção… Nossa Senhora de Santo Amaro. Viva Dona Canô! Sempre em nossos corações!”, disse.

Usando uma bata prateada e acompanhado dos filhos Kailand, de 11 anos, e Mandla, de 7, Stevie Wonder saudou o público às 22h18: “Alô! Tudo bem?”, bradou em português, antes de abrir o show com “Wonderful World”. A sequência inicial foi idêntica à da apresentação do dia 23, também no Rio, com “Bird of Beauty”, “Master Blaster (Jammin’)”, “Higher Ground” e “Knocks Me Off My Feet” (essa última, de Michael Jackson).

Logo depois, o músico norte-americano mostrou a primeira surpresa da noite, o que pareceu improvisado. “Tem uma música de Bob Marley que eu quero tocar”, avisou ao introduzir os acordes de “Waiting in Vain”. Outra novidade da noite foi o clássico “Ribbon in the Sky”.

O show ficou ainda mais relaxado com “Garota de Ipanema”, cantada pelo público enquanto o artista solava a melodia em uma gaita. Gil, então, voltou ao palco para o esperado dueto em “I Just Call to Say I Love You”, com trechos em português e em inglês. Os dois já haviam dividido os vocais da música no Free Jazz Festival de 1995. De quebra, a interpretação da dupla citou “Você Abusou”, de Antonio Carlos e Jocafi, e “Samba de uma Nota Só”, outra de Tom Jobim.

Em “You Are the Sunshine of My Life”, Stevie citou outro sucesso muito popular no Brasil: “We Are the World”, gravada por ele e dezenas de outros artistas nos anos 80, em prol das vítimas da fome na África.

Depois de mais canções natalinas, vieram “My Cherie Amour”, “Sweetest Somebody I Know”, do ultimo álbum de Stevie, e “Superstition”. Era 0h30 quando apresentação, que durou pouco mais de duas horas, foi encerrada com “Another Star”.

No meio da multidão havia muitos idosos, fato comum nos eventos em Copacabana, e famílias, como a da professora Luiza Aparício Guimarães, de 40 anos, que saiu de Duque de Caxias para a Zona Sul. “Nós viemos só para o show. Vim com dois filhos, genro, amigos e, claro, um isopor cheio de cervejas e refrigerantes”, contou a fã de Stevie Wonder, que pela primeira vez viu o ídolo de perto.

A secretária Jane Borges, de 51 anos, chegou à praia no clima do Natal. Com um gorro vermelho, ela queria era aproveitar a festa. “Gosto do Gil, gosto do Stevie e adoro o Natal. Vim direto do almoço com a família para a praia. O negócio é se divertir.”

Veja o repertório do show de Gilberto Gil
“Realce”
“A Novidade”
“Não Chore Mais”
“Is This Love”
“Copacabana”
“Domingo no Parque”
“Aquele Abraço”
“Andar com Fé”
“Preta Pretinha”
“Meu Corpo Quer Você”
“Palco”
“Vamos Fugir”
“Barracos”
‘Toda Menina”

Veja o repertório do show de Stevie Wonder
“Wonderful World”
“Bird of Beauty”
“Master Blaster (Jammin’)”
“Higher Ground”
“Knocks me Off My Feet”
“Waiting in Vain” (Bob Marley)
“Merry Christmas, Baby”
“The Christmas Song”
“Don’t You Worry ’bout a Thing”
“The Secret Life of Plants”
“Ribbon in the Sky”
“Garota de Ipanema”
“Sir Duke”
“If You Really Love Me”
“I never dreamed You”d Leave in Summer”
“Signed, Sealed, Delivered I’m Yours”
“I Just Called to Say I Love You”
“You Are the Sunshine of My Life”
“Noite Feliz”
“Boas Festas” (de Assis Valente, puxada por Gil)
“My Cherie Amour”
“Sweetest Somebody I Know”
“Superstition”
“What Christmas Means to Me”
“Another Star”

VEJA TAMBÉM

#MAIS LIDAS DA SEMANA