Fique conectado

Música

‘Baby Shark’ é avaliado pelo Palavra Cantada: Como 2 acordes ganharam 2 bilhões de views?

Com repetições e dança engraçada, música sobre família de tubarões chegou ao 32º lugar do Billboard Hot 100 e bombou no YouTube.

Publicado em

Duas crianças, uma animação bem produzida, uma família tubarão e um ritmo chiclete entraram na lista das músicas mais ouvidas do mundo e alcançaram 2,3 bilhões de visualizações no YouTube.

Trata-se do sucesso infantil “Baby Shark”, gravado em 2016, mas que ganhou mais fama em janeiro deste ano.

Cantando para crianças desde 1994, Sandra Peres e Paulo Tatit, do Palavra Cantada, analisaram a música a convite do G1.

A fórmula deste pop chiclete mirim é simples:

  • Repetição
  • Brincadeira com sons
  • Repetição de sílabas
  • Ritmo de fácil memorização
  • Dancinha engraçada
  • Crianças fofas

É quase como qualquer outra música infantil, mas com números impressionantes: ela estreou na 32ª posição da Billboard Hot 100, entre os maiores hits do pop e do rap.Já foi adaptada mais de 100 vezes, para diversos estilos e idiomas (incluindo português); ganhou o desafio #babysharkchallenge; e conquistou – ou enlouqueceu – pessoas de todas as idades.

Por que ‘Baby shark’ é tão hipnótica?

Cena de ‘Baby Shark’ — Foto: Reprodução

“É meio irresistível ver criança se expressando. Tem essa coisa graciosa no jeito de falar, o jeito de dançar”, explica o músico. A dança inocente com os bracinhos ajuda a criar o fenômeno.

Ela não muda a melodia nem o ciclo rítmico, explicam os músicos. “Baby Shark” tem os mesmos acordes sempre: sol e lá menor.

A simplicidade alavanca o sucesso. A comunicação simples facilita a compreensão e a reprodução, colando de maneira natural na cabeça.

A incorporação dos personagens conforme a alteração de tonalidade da voz dá dinamismo e cria uma história. Isso torna a canção mais atrativa do que se cantada em um único tom.

E, claro, a repetição, rainha das músicas chicletes. “A criança aprende uma vez e só vai trocando os nomes. Acaba grudando”, avalia Sandra.

“Atirei o Pau no gato” já usava esses recursos. “Por que as crianças gostam? Não é porque vão matar os gatos, mas porque podem repetir as últimas sílabas e é um desafio”, explica Sandra.

Como criar um hit infantil?

O duo Palavra Cantada faz carnaval antecipado para crianças no Rio e em SP — Foto: Daryan Dormelles/Divulgação

Para criar uma música chiclete é preciso não pensar muito no fator grudento dela, garante o duo: “Nós não compomos pensando nisso, mas têm coisas que sabemos que funcionam”.

1,2, 3, 4… Reparou como rola esse tipo de progressão nos hits das crianças? “Como elas vão acertar a contagem, gera encantamento e expectativa”, diz Sandra. Jogos de palavras e rimas também funcionam.

“É legal sempre ter um elemento da fala que a criança e a família vão levar para a casa. Ela pode não lembrar nada da música, mas vai se lembrar desse pedacinho e levá-la como companhia.”

Além da letra, arranjos dinâmicos e instrumentos variados despertam a atenção. Misturar instrumentos mais “alegres” como pandeiros com a “tristeza” de violinos e oboés educam o ouvido da criança, dizem eles.

Música

Anitta lança álbum ‘Kisses’ com 10 músicas novas

Publicado em

Do MSN

A cantora Anitta lançou seu novo álbum, Kisses, no início desta sexta-feira, dia 5. Ao todo, são dez novas músicas: Atención, Banana, Onda Diferente, Sin Miedo, Poquito, Tu Y Yo, Get To Know Me, Rosa, Juego e Você Mentiu.

Em Kisses, Anitta conta com a participação de artistas como Snoop Dogg, Caetano Veloso e Ludmilla.

Por conta do fuso horário, Kisses teve seu lançamento realizado em horários diferentes ao redor do mundo. Por esse motivo, Anitta “ameaçou” derrubar canais e perfis de redes sociais que divulgassem suas músicas antes do horário permitido no Brasil.

Continue lendo

Famosos

Mick Jagger vai passar por cirurgia cardíaca

Publicado em

Agência Estado
Mick Jagger vai passar por cirurgia cardíaca (Foto: Chris Jackson/Getty Images)

Mick Jagger será submetido a uma cirurgia de substituição de válvula nesta semana em Nova York e a expectativa é que ele se recupere totalmente, informou o site Drudge Report, nesta segunda-feira, 1º, citando fontes não identificadas.

Outras fontes asseguraram ao site Page Six, do The New York Post, que a intervenção cirúrgica vai requerer a implantação de um stent, para resolver obstruções das artérias coronárias. “Ele poderá voltar a trabalhar em algumas semanas”, disse uma fonte da publicação.

Os Rolling Stones surpreenderam os fãs no último sábado, 30, ao anunciar que adiariam sua turnê nos Estados Unidos e Canadá para dar tempo ao cantor Mick Jagger de receber tratamento médico.

“Estou devastado por ter de adiar a turnê, mas vou trabalhar duro para voltar aos palcos assim que eu puder”, disse Mike Jagger no Twitter no sábado. “Peço desculpas a todos os nossos fãs na América e Canadá com ingressos. Eu realmente detesto decepcioná-los assim”, afirmou ainda.

O astro de 75 anos deve se recuperar completamente, disse o empresário da banda. “Os médicos aconselharam Mick Jagger de que ele precisa ter uma recuperação completa para que possa voltar aos palcos assim que possível”, disse o empresário em comunicado, sem dar mais detalhes sobre o diagnóstico e o tratamento a que o músico seria submetido.

A turnê da banda pela América do Norte estava marcada para o período de 20 de abril a 29 de junho. Ela foi marcada após o encerramento da passagem da banda pela Europa, iniciada em 9 de setembro de 2017. Estavam previstos 17 shows nos Estados Unidos e no Canadá pela turnê No Filter.

A banda também se desculpou pelo incômodo e garantiu que os ingressos poderão ser usados nas novas apresentações, que devem ser anunciadas “em breve”.

Continue lendo

Música

‘The sun’: Vitor Kley revela versão em inglês de hit ‘O sol’ e fãs comemoram: ‘Mundo vai ser seu’

‘O sol vai brilhar sobre a cabeça do Trump’, escreveu o produtor Rick Bonadio. Cantor toca no Lollapalooza com Dubdogz no sábado (6).

Publicado em

Do G1
Vitor Kley — Foto: Gustavo Arrais/ Divulgação

O sucesso “O sol”, de Vitor Kley, deve ganhar uma versão em inglês em breve. Vídeos postados nas redes sociais mostram o cantor gravando a música, que recebeu o nome de “The Sun”, na última terça-feira (19).

Rick Bonadio é uma das pessoas que aparece na sala de gravação. Durante a sessão, o produtor fez um post no Stories do Instagram e escreveu “O sol vai brilhar sobre a cabeça do Trump”, referindo-se ao presidente dos Estados Unidos.

Os fãs ficaram animados com a notícia e apoiaram o cantor.

Vitor Kley é uma das atrações do Lollapalooza 2019 e toca no sábado (6) com o duo de eletrônica Dubdogz.

Vitor Kley é a segunda atração do palco principal do Planeta Atlântida 2019 — Foto: Marcos Nagelstein / Agência Preview

Continue lendo
Solutudo 300
WhatsAssp AssisNews
Publicidade

FaceNews

Mais lidas