Fique conectado

Música

‘Baby Shark’ é avaliado pelo Palavra Cantada: Como 2 acordes ganharam 2 bilhões de views?

Com repetições e dança engraçada, música sobre família de tubarões chegou ao 32º lugar do Billboard Hot 100 e bombou no YouTube.

Publicado em

Duas crianças, uma animação bem produzida, uma família tubarão e um ritmo chiclete entraram na lista das músicas mais ouvidas do mundo e alcançaram 2,3 bilhões de visualizações no YouTube.

Trata-se do sucesso infantil “Baby Shark”, gravado em 2016, mas que ganhou mais fama em janeiro deste ano.

Cantando para crianças desde 1994, Sandra Peres e Paulo Tatit, do Palavra Cantada, analisaram a música a convite do G1.

A fórmula deste pop chiclete mirim é simples:

  • Repetição
  • Brincadeira com sons
  • Repetição de sílabas
  • Ritmo de fácil memorização
  • Dancinha engraçada
  • Crianças fofas

É quase como qualquer outra música infantil, mas com números impressionantes: ela estreou na 32ª posição da Billboard Hot 100, entre os maiores hits do pop e do rap.Já foi adaptada mais de 100 vezes, para diversos estilos e idiomas (incluindo português); ganhou o desafio #babysharkchallenge; e conquistou – ou enlouqueceu – pessoas de todas as idades.

Por que ‘Baby shark’ é tão hipnótica?

Cena de ‘Baby Shark’ — Foto: Reprodução

“É meio irresistível ver criança se expressando. Tem essa coisa graciosa no jeito de falar, o jeito de dançar”, explica o músico. A dança inocente com os bracinhos ajuda a criar o fenômeno.

Ela não muda a melodia nem o ciclo rítmico, explicam os músicos. “Baby Shark” tem os mesmos acordes sempre: sol e lá menor.

A simplicidade alavanca o sucesso. A comunicação simples facilita a compreensão e a reprodução, colando de maneira natural na cabeça.

A incorporação dos personagens conforme a alteração de tonalidade da voz dá dinamismo e cria uma história. Isso torna a canção mais atrativa do que se cantada em um único tom.

E, claro, a repetição, rainha das músicas chicletes. “A criança aprende uma vez e só vai trocando os nomes. Acaba grudando”, avalia Sandra.

“Atirei o Pau no gato” já usava esses recursos. “Por que as crianças gostam? Não é porque vão matar os gatos, mas porque podem repetir as últimas sílabas e é um desafio”, explica Sandra.

Como criar um hit infantil?

O duo Palavra Cantada faz carnaval antecipado para crianças no Rio e em SP — Foto: Daryan Dormelles/Divulgação

Para criar uma música chiclete é preciso não pensar muito no fator grudento dela, garante o duo: “Nós não compomos pensando nisso, mas têm coisas que sabemos que funcionam”.

1,2, 3, 4… Reparou como rola esse tipo de progressão nos hits das crianças? “Como elas vão acertar a contagem, gera encantamento e expectativa”, diz Sandra. Jogos de palavras e rimas também funcionam.

“É legal sempre ter um elemento da fala que a criança e a família vão levar para a casa. Ela pode não lembrar nada da música, mas vai se lembrar desse pedacinho e levá-la como companhia.”

Além da letra, arranjos dinâmicos e instrumentos variados despertam a atenção. Misturar instrumentos mais “alegres” como pandeiros com a “tristeza” de violinos e oboés educam o ouvido da criança, dizem eles.

Música

Rock in Rio 2019 confirma show de Red Hot Chili Peppers

Segundo o festival, a banda do vocalista Anthony Kiedis é recordista de público depois de reunir 250 mil pessoas em 2001.

Publicado em

Agência Estado
Rock in Rio 2019 confirma show de Red Hot Chili Peppers

O Rock in Rio anunciou novas atrações para a edição 2019 do festival: Red Hot Chili Peppers (de novo) e Dave Matthews Band (a banda veio ao Rock in Rio 2001).

O Red Hot, segundo o festival, ainda é o seu recordista de público depois de reunir 250 mil pessoas em 2001. A banda encerra a noite do dia 3. A Dave Matthews Band toca no dia 29, antes de Jovi.

O festival também anunciou a volta da Rock District, “bairro do festival”, que este ano recebe apresentações de artistas brasileiros, como Rogério Flausino e Sideral. O Rock in Rio 2019 ocorre nos dias 27, 28, 29 de setembro e 3, 4, 5 e 6 de outubro no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca. A venda de ingressos começa dia 11 de abril.

Continue lendo

Famosos

Michael Jackson era ‘predador sexual’, diz advogada

Publicado em

Agência Estado
“Ele era um predador sexual”, diz advogada que denunciou Michael Jackson (Foto: Michel Linssen/Redferns)

A advogada Gloria Allred diz não ter dúvidas de que o legado de Michael Jackson ocorre tanto pela sua produção musical quanto pelo fato de o cantor ter sido um “predador sexual”. O site TMZ conversou com Gloria, reconhecida defensora dos direitos da mulher, na semana passada. Recentemente, a advogada defendeu a cantora Faith Rodgers, suposta vítima do músico R. Kelly.

Gloria foi questionada pelo site sobre como as pessoas deveriam se sentir em relação ao rei do pop diante do lançamento do documentário que aborda as supostas vítimas de pedofilia do cantor.

A advogada disse que há um longo histórico de alegações sérias e comportamento perturbador de Jackson, assim como milhões de dólares pagos em acordos. Ela acredita que tudo isso contribui para o cantor ser considerado um predador sexual.

Gloria disse que, embora nunca saibamos os nomes das vítimas de Michael Jackson, ela acredita firmemente que ele é culpado de casos de abuso sexual. Em 1993, a advogada representou brevemente Jordan Chandler, um garoto que acusou Jackson de abuso sexual. Mais tarde, a família de Chandler resolveu fazer um acordo para retirar a acusação dos tribunais pelo valor de US$ 20 milhões.

Continue lendo

Música

Vitor Kley é internado e passa por cirurgia

Publicado em

Agência Estado
Vitor Kley dono do hit “O Sol” (Foto: Divulgação)

O cantor Vitor Kley, dono do hit “O Sol”, precisou ser internado em um hospital de Ilhabela, litoral norte de São Paulo, e passou por uma cirurgia para tratar um quadro de apendicite aguda.

Kley estava a caminho de Ilhabela para fazer um pocket show quando “foi pego de surpresa” e precisou ser internado. Por conta da condição, o cantor teve de cancelar os shows que faria no fim de semana, inclusive uma participação no programa “É De Casa”, da Rede Globo.

No Instagram, Kley compartilhou a notícia, agradeceu pelos cuidados recebidos no Hospital Municipal Governador Mario Covas Junior e vibrou por uma melhora assim que possível: “Fico tristão por isso, mas preciso prezar pela minha saúde, seguir os passos dos médicos e assim voltar 100%”.

Continue lendo
Solutudo 300
WhatsAssp AssisNews
Publicidade

FaceNews

Mais lidas