Crescimento acelerado e grandes perspectivas para o futuro

Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom encerra Circuito Nacional de 2012 em Três Coroas

Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom

Aconteceu neste final de semana em Três Coroas (RS) o Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom 2012 – 1a. Divisão, evento que mais uma vez bateu recorde de inscritos em todas as categorias e encerrou o Circuito Nacional 2012 demonstrando um crescimento acelerado e grandes perspectivas para o futuro da modalidade. Destaque para os canoístas do Instituto Meninos do Lago (IMEL), de Foz do Iguaçu, campeões gerais do circuito.

O Circuito Nacional da Canoagem Slalom – 1a. Divisão deste ano teve a realização de quatro etapas da Copa Brasil nas cidades de Cerquilho (SP), Primavera do Leste (MT), Foz do Iguaçu (PR) e Estância Turística de Pirajú (SP); além do Campeonato Brasileiro que aconteceu neste fim de semana em Três Coroas (RS). Nas etapas do Copa do Brasil também houve provas da 2a. Divisão, que por sua vez teve o Campeonato Brasileiro da categoria sediada em julho, em Macaé (RJ).

“Neste ano tivemos recorde de inscritos em todas as categorias e em todos os eventos. Esse crescimento quantitativo já começa a refletir na qualidade técnica da Canoagem Slalom como um todo com a forte chegada desta nova geração de canoístas que desponta no país. Estamos muito confiantes num futuro promissor da Canoagem Slalom Olímpica no Brasil”, argumentou Argos Rodrigues, superintendente da Confederação Brasileira de Canoagem.

Para citar um exemplo do crescimento da nova geração no Campeonato Brasileiro, em Três Coroas, o melhor tempo geral da categoria C1 Masculino foi marcado por um atleta júnior (Felipe Borges – 101.43), derrotando atletas renomados do esporte. Muitos desses jovens talentos são fortes candidatos a ingressar na Equipe Permanente de Canoagem Slalom que reside em Foz do Iguaçu e é patrocinada pelo BNDES, através da Lei de Incentivo Fiscal ao Esporte.

Em Três Coroas o jovem Pedro Henrique Gonçalves, um das grandes revelações da modalidades, garantiu o título no K1 Masculino Sênior e de quebra marcou o melhor tempo geral da competição com 87.12.  Outro fator de destaque da categoria foi que os primeiros lugares foram todos conquistados por atletas da Equipe Permanente de Canoagem Slalom.

Pedro Henrique Gonçalves garantiu o título no K1 Masculino Sênior

IMEL GARANTE TÍTULO GERAL
Os canoístas do Instituto Meninos do Lago, de Foz do Iguaçu (PR), tiveram um grande aproveitamento ao longo do ano e sagraram-se, neste fim de semana em Três Coroas, campeões gerais do Circuito Nacional 2012.  Na segunda posição ficou a Associação Pirajuense de Esportes Náuticos (APEN), da Estância Turística de Pirajú (SP); e em terceiro lugar a Associação Primaverense de Canoagem (APC), de Primavera do Leste (MT). Vale lembrar também que os atletas do IMEL também foram campeões gerais na 2a. Divisão do Circuito Nacional.

É importante ressaltar que tudo isso foi conquistado por meio do planejamento estratégico traçado pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) que ampliou a detecção de novos talentos nas categorias de base, conquistou a parceria do Ministério do Esporte e de grandes patrocinadores que acreditaram no desenvolvimento da Canoagem Slalom e que agora está resultando, em pouquíssimo tempo,  na melhora quantitativa e qualitativa em busca da tão sonhada medalha olímpica.

#MAIS LIDAS DA SEMANA