Oscar Pistorius é detido como suspeito de matar sua namorada

Atleta teria alegado que confundiu Reeva Steenkamp com ladrão. Levado a uma clínica para fazer exames, ele dormirá na prisão pelo menos nesta quinta

Primeiro atleta biamputado da história a disputar as Olimpíadas, Oscar Pistoriusestampa as páginas policiais dos principais jornais do mundo nesta quinta-feira. O astro paralímpico está sendo investigado pela polícia sul-africana como autor dos disparos que mataram sua namorada, a modelo Reeva Steenkamp, nesta madrugada, em sua residência, em Pretória.

Após prestar depoimento, o velocista foi levado a uma clínica local para realizar exames de sangue e de corpo de delito. Ele voltará à cadeia, onde dormirá pelo menos nesta noite. Apenas nesta sexta-feira o atleta deve ser levado ao Tribunal para que seja feito o pedido de estabelecimento de fiança. As autoridades locais, no entanto, são contra a medida e querem Pistorius preso por sete dias.

Oscar Pistorius (de capuz) é preso em Pretória na manhã desta quinta-feira (Foto: Agência AFP)

Segundo a imprensa local, o corredor teria confundido a moça – que supostamente faria uma surpresa pelo Velentines’s Day (Dia dos Namorados) – com um ladrão. Após ouvir relatos de testemunhas sobre outros incidentes envolvendo o casal, a linha de investigação teria sido alterada. A agência “AP” afirma que a polícia local suspeita de assassinato premeditado.

– Os paramédicos declararam a mulher morta na cena do crime, e a polícia procedeu com a investigação. A mulher tinha ferimentos na cabeça e nos membros superiores. Achamos uma pistola 9mm no local. Um homem de 26 anos foi levado em custódia – limitou-se a dizer a porta-voz da polícia sul-africana, Katlego Mogale.

Ainda de acordo com informação da mídia sul-africana, a polícia responsável pela investigação revelou que a namorada de Oscar Pistorius foi atingida na cabeça, no peito e em um dos braços, falecendo no local. Uma pistola 9mm foi encontrada na residência.

– Nós não temos muita informação. Eu não o vi (Pistorius). O assunto está nas mãos das autoridades. Obviamente estamos em estado de choque. Não sei nada, e seria extremamente desagradável e arriscado especular. Se alguém disser algo, esse alguém deve ser Oscar – disse Henke Pistorius, pai do atleta, em entrevista à agência AFP.

Oscar Pistorius está sendo investigado por morte da namorada (Foto: Agência Getty Images)

Segundo a imprensa internacional, o atleta pode ter se assustado com uma surpresa de Reeva em comemoração ao Dia dos Namorados. No dia anterior, a modelo havia comentado em sua página no Twitter sobre uma suposta supresa: “O que você tem na manga para o seu amor amanhã?”.

Em seu site oficial, o Comitê Olímpico Sul-Africano (Sascoc, na sigla em inglês) afirmou que tem conhecimento do caso com a mesma profundidade que o público leigo e que, por tal razão, não está em posição de comentar o incidente. A entidade se limitou a prestar solidariedade e condolências às famílias envolvidas.

Conhecido como “Blade Runner”, Oscar Pistorius tem 26 anos e ganhou fama mundial por ter sido o primeiro duplo-amputado a disputar as Olimpíadas, obtendo a classificação para as semifinais dos 400m rasos no atletismo em Londres-2012.

Ainda na Inglaterra, mas nos Jogos Paralímpicos, o sul-africano foi surpreendido pelo brasileiro Alan Fonteles, na prova de 200m. O favorito ao ouro não se conformou com a prata e chegou a questionar as próteses do adversário. Pistorius, no entanto, foi ouro nos 400m e no revezamento 4x400m rasos.

Pistorius e Reeva namoravam há cerca de um ano. A modelo, de 29 anos, era natural de Joanesburgo, e foi considerada a 40ª mulher mais sexy do mundo, segundo a FHM (For Him Magazine), internacional revista destinada ao público masculino. Ela era formada em direito e se preparava para atuar também como apresentadora de TV.

Formada em direito, Reeva era modelo e se preparava para estrear na TV (Foto: Reprodução / Revista FHM)

#MAIS LIDAS DA SEMANA