Professora Aurea, de Assis, é homenageada em Rondônia

A professora foi pioneira no handebol na cidade de Assis. A competição foi disputada por atletas de até 11 anos, na categoria pré-mirim e mirim.

Professora Áurea Nogueira Machado

O colégio Clarice Lispector de Rolim de Moura, em Rondônia, realizou nos dias 22, 23 e 24 de Novembro a 4ª edição da copa Áurea Nogueira Machado de jovens talentos, professora essa que foi pioneira no handebol na cidade de Assis (SP), onde conquistou muitos títulos formou vários atletas e sempre teve uma postura exemplar. A competição foi disputada por atletas de até 11 anos, na categoria pré-mirim e mirim.

As equipes foram formadas através dos atletas do próprio colégio e integrantes do projeto Esporte em Ação, desenvolvido  pelo colégio para crianças de todas as escolas do município, os técnicos das equipes foram os atletas das categorias infantil e juvenil assim como arbitragem, mesários e organização, sempre coordenados pelo professor André Vuolo , as equipes utilizaram nomes de seleções mundiais.

Os próprios atletas confeccionaram as bandeiras de suas seleções, e procuram os patrocinadores para a confecção dos uniformes de jogo que foram utilizadas na abertura dos jogos no dia 22 de Novembro as 14 horas na quadra do próprio colégio. No dia 23 os jogos foram realizados na quadra da Escola  Estadual Maria Comandolli  Lira, que é integrante do projeto social Esporte em Ação realizado pelo colégio Clarice Lispector no qual é trabalhado a modalidade de handebol para crianças de todas as idades das escolas  do município.

Professora Áurea Nogueira Machado é homenageada em Rondônia (Foto: Divulgação)

A competição contou com a participação de 10 equipes 3 na categoria pré-mirim com atletas nascidos até o ano de 2004 e 7 equipes na categoria mirim  nascidos até o ano de 2002. Na categoria pré-mirim a seleção Cubana sagrou-se campeã ao derrotar a seleção da Noruegal em uma final apertada pelo placar de 6×5 ficando a China com o 3º lugar. Já na categoria mirim a disputa foi mais acirrada, jogando todos contra todos e, chegando na final a seleção da Rússia que  venceu todos os seus jogos  na primeira fase, da excelente técnica Gabrielly Toti(BABI) contra a seleção do Brasil Técnica Hérica, a partida foi equilibrada no inicio, mas depois a superiorida da seleção Russa foi comprovado com a melhor técnica das duas edições anteriores arrumando o time e tem a armadora Lairyne como cérebro da equipe para as boas finalizações de Ana Carolina(Anita) o jogo acabou ficando fácil, finalizando o jogo no placar de 16×5 Sendo assim a seleção Russa a , Brasil em 2º Lugar e Japão em 3º lugar.

Na premiação de destaques da competição a jogadora Ana Carolna da seleção Russa foi eleita a melhor jogadora da competição ficando Maria Eduarda da Argentina em 2º lugar e Eduardo do Brasil em 3º, a Técnica da equipe da Rússia Gabriely Totti (Babi) foi eleita pela terceira vez consecutiva, mas dividindo o premio com Jhow da Itália.  E Otávio o melhor arbitro da copa.

De acordo com o Coordenador Professor André Luiz Vuolo Mioto a 4ª edição da copa Áurea Nogueira Machado de jovens talentos foi um sucesso (Foto: Divulgação)

Segundo o coordenador  ProfºÂ  André  Luiz Vuolo  Mioto, a 4ª edição da copa foi um sucesso pela participação dos atletas mirim, e organização dos atletas das categorias infantil e juvenil que realmente se dedicaram na função de técnicos mesários árbitros e organização e também  pela participação e torcida dos pais parentes e amigos que sempre lotavam as arquibancadas e torciam muito. A copa tem como objetivo despertar o gosto pelo handebol, e descobrir jovens talentos, uma vez que das equipes campeã do estado do colégio Clarice 90% dos  atletas começaram disputando essa copa, a coordenação dos jogos  e a direção do colégio Clarice Lispector agradece a participação de todos na copa e já os aguarda para a 5ª edição em 2014.

A jogadora Ana Carolna da seleção Russa foi eleita a melhor jogadora da competição ficando Maria Eduarda da Argentina em 2º lugar e Eduardo do Brasil em 3º (Foto: Divulgação)

#MAIS LIDAS DA SEMANA