Palmitalense conquista título mundial de jiu-jítsu em Abu Dhabi

Pedro Henrique Elias venceu a categoria absoluto faixa roxa no mundial profissional disputado na semana passada nos Emirados Árabes.

Pedro Henrique Elias conquista título mundial de jiu-jítsu em Abu Dhabi (Foto: Jornal da Comarca de Palmital/Reprodução)
Pedro Henrique Elias conquista título mundial de jiu-jítsu em Abu Dhabi (Foto: Jornal da Comarca de Palmital/Reprodução)

O lutador palmitalense Pedro Henrique de Lima Elias conquistou o título de campeão absoluto na faixa roxa do World Pro de Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi, que é a principal disputa da modalidade e reuniu os principais lutadores do planeta. O jovem, de 21 anos, foi um dos destaques da competição realizada na semana passada pela UAE Jiu-Jitsu Federation, a federação do esporte dos Emirados Árabes Unidos, que conseguiu atrair mais de quatro mil atletas de diversas categorias e representantes de mais de cem países do mundo.

Pedro Elias, que havia se classificado para a disputa em fevereiro na seletiva de Gramado (RS), conseguiu patrocínios para viabilizar a viagem e a estadia em Abu Dhabi, onde participou na sexta-feira da semana passada da disputa em sua categoria, a pesadíssimo (acima de 94 quilos) faixa roxa, em que venceu lutas contra um angolano e um brasileiro na fase de classificação e foi derrotado por um inglês na semifinal. Na disputa da terceira colocação, ele superou um Coreano e ficou com a medalha de bronze.

No sábado, Pedro disputou a divisão absoluto (para todos os pesos) da faixa roxa e venceu as duas lutas que disputou, conquistando o cinturão de campeão mundial da categoria. O palmitalense, que está a um ano e seis meses treinando em São Paulo, faz parte da equipe da academia NS Brotherhood, com orientação dos professores Augusto Ferrari e Leandro Lo, que também esteve em Abu Dhabi e foi o campeão na faixa preta até 85 quilos. Os lutadores brasileiros de jiu-jítsu, que praticamente dominam o esporte mundial, também foram destaques em outras categorias do mundial.

Segundo Pedro Henrique, o campeonato em Abu Dhabi é atualmente e mais importante do jiu-jitsu no mundo, pois conta apenas com atletas de elite da modalidade e atrai grande interesse devido à organização e ao nível elevado de competição. O lutador destacou que o resultado na disputa serve como recompensa para o empenho e dedicação nos treinamentos que desenvolve em período integral. Ele também agradeceu aos apoiadores, companheiros de equipes e aos amigos e familiares de Palmital que, mesmo à distância, torceram por ele na competição. “Isto é muito importante e dá motivação para continuar na disputa”, disse ele durante visita ao JC na tarde de quinta-feira.

Pedro Henrique Elias conquista título mundial de jiu-jítsu em Abu Dhabi (Foto: Jornal da Comarca de Palmital/Reprodução)
Pedro Henrique Elias conquista título mundial de jiu-jítsu em Abu Dhabi (Foto: Jornal da Comarca de Palmital/Reprodução)

APOIO
Pedro, que é de famílias tradicionais de Palmital, filho de Fernando Elias, neto do professor aposentado Fuad Pedro Elias, e de Patrícia Serafim de Lima, filha do já falecido advogado Djalma Lima, iniciou treinamentos em nível de alto rendimento no jiu-jitsu há três anos e pretende buscar novos desafios na modalidade. Atualmente, ele recebe apoio financeiro da StormStrong, da Sanomax.oficial, do Projeto Anjos da Guarda (Ismael Pinho), de Marcelo Ferreira (médico), da Yes Palmital e do Jornal Alô Brasília, mas busca ampliar os parceiros para viabilizar novas disputas, incluindo o Mundial sem quimono, na Califórnia (agosto) e o Europeu (janeiro de 2017), para os quais tem vaga garantida. Interessados podem fazer contato pelo telefone (11) 95919-2862.

#MAIS LIDAS DA SEMANA