Lance Armstrong é banido do esporte pela União Ciclística Internacional

Agência Mundial Antidoping tem 21 dias para decidir se vai recorrer

Lance Armstrong foi banido do esporte pela UCI
(Foto: Agência Getty Images)

Depois de analisar o extenso relatório feito pela Agência Americana de Antidoping (Usada), a União Ciclística Internacional (UCI) decidiu banir oficialmente Lance Armstrong do esporte. A entidade também retirou do atleta os sete títulos da Volta da França.

– Armstrong não tem lugar no ciclismo. Algo como isto não pode acontecer novamente. Confirmo que não haverá apelação à Corte Arbitral do Esporte e que reconhecemos a sanção imposta pela Usada. A UCI proibirá que Armstrong compita e retirará todos os seus sete títulos da Volta da França – garantiu o presidente da UCI, Pat McQuaid.

O relatório de cerca de mil páginas com o depoimento de 26 pessoas foi avaliado pela UCI, que acabou concordando com a acusação de doping contra Lance Armstrong. Desde 2005, o ciclista americano é acusado de se dopar e de utilizar diversar maneiras de acobertar as infrações.

Agora, a Agência Mundial Antidoping tem 21 dias para decidir se vai recorrer da sentença. Se isso não acontecer, o caso estará encerrado.

Além de perder os sete títulos da Volta da França (de 1999 a 2005), Lance Armstrong também deve ter sua medalha de bronze nas Olimpíadas de Sydney 2000 retirada. O Comitê Olímpico Internacional está avaliando o caso.

Armstrong, que apesar de jurar inocência já desistiu de tentar se denfender, perdeu oito patrocínios nos últimos meses. O americano também deixou a presidência da fundação Livestrong, criada por ele mesmo em combate ao câncer.

#MAIS LIDAS DA SEMANA