Governo de São Paulo concede primeiro financiamento para projeto da Copa

Valor foi aprovado pela Desenvolve SP para construção de hotel sustentável em Piracicaba

O Governo do Estado de São Paulo concedeu o primeiro financiamento para um projeto relacionado à Copa do Mundo de 2014. O valor de R$ 6 milhões foi aprovado pela Desenvolve SP – Agência de Desenvolvimento Paulista para a construção de um hotel no município de Piracicaba. A Linha Investimento Esportivo 2014 foi criada para apoiar empresas e municípios na realização de investimentos que melhorem a infraestrutura turística das cidades escolhidas como Centros de Treinamentos de Seleções (CTS) e as que ainda são candidatas.

O projeto prevê a construção de um hotel com 114 suítes, localizado perto da rodoviária da cidade, e contemplará diversos itens de eficiência energética, como tratamento de resíduos (esgoto), cisterna para reutilização de águas pluviais, aquecimento de água por sistema solar e uso de bloco estrutural e laje pré-fabricada, resultando em uma obra seca, limpa e com padrão de eficiência energética.

Segundo o presidente da Desenvolve SP, Milton Luiz de Melo Santos, o padrão de sustentabilidade do projeto é fundamental. “Além de incentivar o desenvolvimento, queremos um Estado com responsabilidade socioambiental. São Paulo é o único Estado da federação que possui uma linha de crédito com juros subsidiados para projetos de infraestrutura relacionados à Copa para cidades que querem ser subsedes”, diz.

Para a iniciativa privada, a linha de crédito financia a construção, ampliação e modernização de hotéis e centros esportivos privados. Para o município, a prefeitura pode financiar a construção, ampliação e reforma de arenas esportivas. Ela atende todas as cidades paulistas já escolhidas e as ainda candidatas a CTS e tem juros subsidiado de 2% ao ano, mais atualização pelo IPC da FIPE. O prazo chega a 10 anos com carência de 24 meses.

O interessado pode entrar no site da instituição (desenvolvesp.com.br), realizar uma simulação de empréstimo e obter o financiamento diretamente no portal, por meio da ferramenta “Negócios Online”. Se preferir, também pode optar por ir até a sede da Desenvolve SP, situada na Rua da Consolação, 371, região Central, em São Paulo, ou procurar uma das 60 entidades empresariais conveniadas com a instituição.

#MAIS LIDAS DA SEMANA