App brasileiro para Skype vence competição mundial da Microsoft

Callvenient” levou 50 mil euros, maior prêmio em dinheiro da competição.
Final da ImagineCup reuniu 87 equipes de 71 países na Rússia.

Equipe ‘Flying Ship’, de estudantes da Unesp, de
Bauru (SP) foi a vencedora da categoria ‘AppCampus’
na 11ª ImagineCup. (Foto: Divulgação/Microsoft)

O projeto de um aplicativo para Skype, criado por um grupo de universitários do interior de São Paulo, foi um dos vencedores da 11ª competição mundial Imagine Cup, promovida pela Microsoft com 800 estudantes do mundo todo para incentivar a inovação. Os ganhadores em 15 categorias foram anunciados nesta quinta-feira (11), em São Petesburgo, na Russia.

O grupo vencedor, chamado “Flying Ship”, é formado pelos estudantes André Rodrigues, Diego Sato de Castro, Felipe Cabral Minutti e Pedro Cavalca, do Laboratório de Tecnologia da Informação Aplicada da Universidade Estadual Paulista (Unesp), de Bauru, no interior de São Paulo.

A equipe levou o prêmio de maior valor da competição (50 mil euros), na categoria “AppCampus” de prêmios especiais de patrocinadores, para investir na viabilidade comercial do aplicativo. Além do prêmio em dinheiro, os brasileiros farão um treinamento de quatro semanas, na Finlândia, realizado em conjunto pelas empresas Nokia, Microsoft e pela universidade finlandesa Aalto.

O Callvenient é um aplicativo para o serviço Skype, da Microsoft, que consegue segurar chamadas feitas para um usuário quando ele está ocupado. O app é atrelado a uma conta da Microsoft e tem acesso à agenda de compromissos. Quando a pessoa está ocupada, o app bloqueia ligações via Skype ou telefone convencional. Quem tentou fazer a ligação naquele momento recebe uma mensagem alertado que a pessoa está ocupada com indicações de horáiros livres para voltar a fazer contato.

No total, 87 equipes de estudantes de 71 países competiram na final mundial depois de vencer competições locais e online em todo o mundo. O total em prêmios está avaliado em US$ 1 milhão. Veja aqui a lista dos vencedores.

VEJA TAMBÉM

#MAIS LIDAS DA SEMANA