Nono dígito começa a valer para telefones celulares do interior paulista

Chamadas serão completadas sem o nono dígito até 3 de setembro. A mudança será nos prefixos com DDD 12,13,14,15,16,17,18 e 19.

Chamadas serão completadas sem o nono dígito até 3 de setembro (Foto: AssisNews)

A partir deste domingo, 25, os usuários de telefones celulares do interior de SP, incluindo Assis e região deverão adicionar o dígito 9 ao realizar alguma ligação para o número que tenha o DDD 12,13,14, 15,16,17,18 e 19 .

Até o dia 3 de setembro, porém, as chamadas feitas com 8 dígitos continuarão a ser completadas. A partir do dia 4 de setembro, as operadoras não são mais obrigadas a completar ligações sem o nono dígito, mas uma mensagem vai informar aos clientes sobre a necessidade dele. A partir de 3 de dezembro, essa mensagem também deixa de ser obrigatória.

O nono dígito chega aos celulares do interior paulista pouco mais de um ano depois de ter sido implantado na capital e em mais de 60 municípios da Grande São Paulo, que operam no código de área 11. Com isso todo o Estado de São Paulo passa a incluir o dígito nove as ligações.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a determinação aumenta o número de possíveis combinações para a criação de novas linhas de telefone, que hoje, já somam 265 milhões em todo o país.

Até o final de 2016 todos os telefones móveis do País terão mais um número. Para os telefones fixos e rádios não têm alteração. Assim, como ligar, para mandar mensagens SMS é preciso colocar o número nove antes.

Tecnologia
Aplicativos móveis criados para atualizar a agenda de contatos do smartphone com o nono dígito em São Paulo ganharam novas versões para também acrescentar o 9 aos telefones celulares do interior de São Paulo.

VEJA TAMBÉM

#MAIS LIDAS DA SEMANA