Rede social Orkut será encerrada em 30 de setembro de 2014

Usuários poderão exportar perfis, mensagens e fotos até setembro de 2016.
Arquivo de comunidades poderá ser visualizado após o fim do Orkut.

Orkut será encerrado em 30 de setembro (Foto:
Reprodução/Orkut)

É o fim do Orkut. O Google anunciou nesta segunda-feira (30) que irá encerrar as atividades da rede social em todo o mundo no dia 30 de setembro. A empresa alega que o crescimento de outras de suas comunidades superou o do Orkut e que, por isso, ele será descontinuado.

“10 anos atrás, o Google mergulhou pela primeira vez nas redes sociais por meio do Orkut, que nasceu como projeto experimental de um engenheiro que deu nome à rede”, disse Paulo Golgher, diretor de engenharia do Google, no blog da empresa no Brasil.

“Ao longo da última década, YouTube, Blogger e Google+ decolaram, com comunidades surgindo em todos os cantos do mundo. O crescimento dessas comunidades ultrapassou o do Orkut. Por isso, decidimos dizer adeus ao Orkut e concentrar nossas energias e recursos para tornar essas outras plataformas sociais ainda mais incríveis para todos os usuários”.

Até seu fechamento, o Orkut continuará funcionando normalmente. Mas a partir desta segunda (30), o site não aceitará novos cadastros.

De acordo com o Google, os usuários existentes poderão exportar seus álbuns de fotos para o Google+ até 30 de setembro de 2014. Também será possível salvar, no computador, seus perfis, “scraps”, depoimentos e postagens em comunidades usando a ferramenta Google Takeout (clique aqui). Isso poderá ser feito até setembro de 2016.

Ainda segundo Golgher, um arquivo com todas as comunidades públicas do Orkut, um dos principais recursos da rede social, será criado a partir de 30 de setembro de 2014 para eternizar a área de discussões do serviço.

VEJA TAMBÉM

#MAIS LIDAS DA SEMANA