Novo tipo de recarga alimenta diversos gadgets pelo ar de uma só vez

O dispositivo converte eletricidade em som e a espalha pelo ar. Um receptor capta as ondas sonoras e as transforma como eletricidade.

uBeam pode representar o fim da necessidade de usar tomadas para recarregar gadgets (Foto: Arte/TechTudo)

O Ubeam é um projeto desenvolveu um dispositivo que promete regarregar diversos equipamentos ao mesmo tempo, sem a necessidade de tocar ou mesmo se aproximar deles. O aparelho funciona de forma semelhante a um roteador Wi-Fi, mas em vez de Internet, ele transmite energia em forma de ondas sonoras.

O dispositivo converte eletricidade em som e a espalha pelo ar através de ultrassom. Um receptor capta as ondas sonoras e as transforma, novamente, como eletricidade, carregando assim todos os dispositivos presentes no cômodo – o uBeam não é capaz de transmitir através de paredes. Como a frequência usada é ultrassônica, os ouvidos humanos não são capazes de ouvir.

Na última semana, os criadores anunciaram que o primeiro protótipo do produto está pronto para ser lançado no mercado. Os carregadores possuem 5 mm de espessura e podem ser apoiados na parede. Já os receptores podem ser acoplados em telefones ou outros dispositivos.

A expectativa é que a tecnologia do uBeam chegue nas lojas dentro de dois anos. A empresa tem em mente duas versões distintas: uma com menor capacidade, para residências, e outra maior destinada a locais com muitas pessoas, como salões de conferência e aeroportos.

Além de tornar os carregadores obsoletos, outra vantagem do uBeam é poder dispensar adaptadores para tomadas de padrões diferentes. Ele também pode ser usado para atrair clientes. “Além de oferecer Wi-Fi grátis, bares e restaurantes vão poder anunciar que possuem o uBeam”, explica Meredith Perry, CEO da empresa.

Apple também investe em recarga wireless

Tecnologias de recarga sem fio já existem, mas todas elas possuem limitações. Os cases de recarga, por exemplo, apresentam um limite na quantidade de energia que podem armazenar, enquanto tapetes não são práticos o suficiente para permitir usar o dispositivo.

A própria Apple está pesquisando o assunto. Uma patente da empresa descreve um método de recarga sem fio através de NFMR (“ressonancia magnética em campo aproximado”, em tradução livre). A tecnologia seria um pequeno dispositivo para ser encaixado em um computador que criaria um campo eletromagnético para recarregar dispositivos sem fio – como mouses ou teclados – que estiverem por perto.

Via Business Insider

#MAIS LIDAS DA SEMANA