Facebook Home alcança 500 mil downloads desde o lançamento

Avaliação do aplicativo em loja virtual está abaixo da média.
Usuários reclamam de aumento no consumo da bateria.

Feed da capa do Facebook Home (Foto: Divulgação)

O Facebook Home, uma nova tela inicial para usuários de smartphones com sistema Android, já teve mais de 500 mil downloads desde o seu lançamento nos Estados Unidos em 12 de abril, de acordo com a rede social.

O número de downloads não inclui os que acompanham o celular HTC First, que já vem com o Facebook Home instalado.

Não foi revelado quantos destes usuários desinstalaram o Facebook Home depois de testá-lo, já que muitos usuários não gostaram da novidade. Na loja Play Store, do Google, o “app” está com média de 2,2 estrelas de cinco na avaliação dos usuários. Entre as reclamações estão que o Facebook Home consome bateria demais e que publicações de amigos aparecem na tela de bloqueio dos aparelhos, podendo ser lidas por qualquer pessoa.

Para efeito de comparação, o Facebook tem mais de 1 bilhão de usuários ativos e, embora apenas quatro aparelhos Android sejam compatíveis com o aplicativo, existe 500 milhões de aparelhos com o sistema operacional do Google, o que mostra que a base de usuários foi pouco explorada pelo Facebook Home.

O Facebook Home, foi lançado no dia 16 de abril para os usuários brasileiros.

Gratuito, o app havia sido liberado para download nos EUA no último dia 12.

O Home não está disponível para iPhones e iPads. Ainda neste 16 de abril, o Facebook lançou uma nova versão de seu aplicativo para o sistema iOS que traz uma das maiores novidades do aplicativo.

Inicialmente, o Home funcionará apenas nos smartphones HTC One X, HTC One X+, Galaxy S3 e Galaxy Note2.

Em breve, também os aparelhos HTC One e Galaxy S4 rodarão o aplicativo. A novidade ainda não é compatível com outros aparelhos do sistema Android, segundo o Facebook.

O Facebook Home foi apresentado pela rede social no dia 4 de abril como uma nova tela inicial para celulares Android.

Uma das novidades é que o Feed de Notícias de uma conta no Facebook será exibido diretamente na tela inicial do smartphone. A ferramenta é chamada de “Feed de Capa”, que substitui as telas iniciais e de bloqueio do celular.

Com a ferramenta, é possível, por exemplo, ver uma imagem postada por um amigo. Para “curtir”, basta clicar nela.

O outro recurso é o “Chat Heads”, que permite ao usuário manter um bate-papo mesmo enquanto estiver usando outros aplicativos.

Quando um amigo envia uma mensagem, um ícone, em forma de bolha, aparece com o rosto de quem a enviou.

Facebook anuncia nova interface ‘Home’ para celulares Android que mostra ‘news feed’ na tela inicial. (Foto: Reprodução/Facebook)

#MAIS LIDAS DA SEMANA