Faz diferença! Cabo HDMI “gamer” promete gráficos bem melhores

Não é de ouro nem tem luzes — dessa vez parece quase verdade.

Você provavelmente já viu cabos HDMI dourados que custam mais caro e prometem imagens mais limpas. Em todas as situações, isso costuma ser mentira, afinal mudar o material ou colocar LEDs no cabo não fazem com que o sinal fique diferente. Mas no caso desse cabo chamado mCable Gaming Edition, parece que as coisas são bem diferentes.

A começar pelo preço: 120 dólares, ou 380 reais, por um cabo — é muita grana mesmo. Mas eles justificam o valor: o mCable não é necessariamente só um cabo. Ele tem um pequeno chip que faz o processamento do sinal e aplica uma técnica de antialiasing antes de enviar os dados para a TV.

Antialiasing é um método usado em vários jogos, onde a imagem é “suavizada” depois da renderização. Não é borrada, obviamente, e a intenção não é distorcer os gráficos, mas sim eliminar a visibilidade de pixels quadrados demais.

– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE –

Ultimamente, antialiasing está se tornando meio desnecessário, já que você não precisa dele se você já está jogando a uma resolução muito alta (como 4K). Considerando a existência de consoles como o Xbox One X e do PS4 Pro, é estranho imaginar um caso onde esse cabo seria necessário.

Tem uma certa diferença, mas resta ver se isso é constante e coerente (Foto: Divulgação)
Tem uma certa diferença, mas resta ver se isso é constante e coerente (Foto: Divulgação)

Outra questão ainda não respondida é em relação à performance no caso de jogos mais estilizados: antialiasing é sempre bacana em jogos tridimensionais e realistas, como Assassin’s Creed e Wolfenstein, mas parece inútil no caso de Cuphead. Além disso, textos e elementos da interface gráfica não se beneficiam de antialiasing muito agressivo.

Ainda não se sabe como é que isso é feito, tampouco como é a latência de um pós-processamento via cabo, mas se depender das screenshots, até que dá para acreditar. Segundo a loja, a latência é de menos de 1ms, o que é ideal. Ainda assim, é sempre melhor esperar por reviews.

Mesmo se não quiser usar os efeitos “mágicos” do antialiasing por cabo, o mCable ainda serve como um cabo HDMI normal, só que 38 vezes mais caro.

Resta saber se vale mais a pena comprar esse cabo ou simplesmente juntar e comprar um PC Divulgação
Resta saber se vale mais a pena comprar esse cabo ou simplesmente juntar e comprar um PC
(Foto: Divulgação)

#MAIS LIDAS DA SEMANA