Neto cria fake news para avó: “Se sair de casa, não irá receber”

O analista financeiro Raphael Fernandes, de 34 anos, desenvolveu uma nova “técnica” para manter a quarentena da avó e evitar o contágio da Covid-19. O homem disse que a aposentadoria de Doroti Ribeiro, de 80 anos, seria bloqueada caso ela saísse de casa. A estratégia deu tão certo que viralizou na internet e teve que ser desmentida oficialmente. As informações são do jornal Extra.

De acordo com Fernandes, o plano foi dividido em duas partes. Na primeira tentativa, ele próprio passou a informação falsa à avó. Ela se assustou, mas seguiu a rotina de “voltinhas” na rua. Então, Fernandes resolveu sofisticar mais a mentira.

Fez até uma ligação falsa: ‘Senhora Doroti, a senhora foi vista circulando por Alcântara”. Ela perguntou da onde eu era, e eu disse que do INSS. “Esse é o último aviso para a senhora. Caso desrespeite, a senhora será bloqueada no INSS e vai ficar seis meses sem receber”. Ela: “Não, moço! Pelo amor de Deus, eu tenho conta para pagar”. Ela me contou que tinham ligado e perguntou como sabiam que era ela. Disse que era igual a ônibus: é pelo rosto (reconhecimento facial), afirmou o neto.

Raphael confirma que a avó agora está seguindo a quarentena. Após a divulgação da “brincadeira”, foi criada uma imagem com a suposta medida provisória, alertando cidadãos com mais de 60 anos a não saírem na rua; caso contrário, teriam a aposentadoria suspensa por tempo indeterminado.

Grupo de risco

Além dos idosos, indivíduos com doenças que afetam o pulmão; com problemas cardíacos ou renais; deficiências imunológicas ou em tratamento de enfermidades crônicas estão no grupo de risco, bem como os fumantes.

Aposta nas melhores casas de apostas do dia 02 de Janeiro 2026

Você está aqui : Início > Brasil > Neto cria fake news para avó: “Se sair de casa, não irá receber”