[dropcap]A[/dropcap] Polícia Civil do Distrito Federal prendeu, nesta quinta-feira (20), dois suspeitos de fraudar cartões de crédito, com dados reais de correntistas, para comprar celulares e vender no mercado paralelo. Os mandados de prisão foram cumpridos na Feira dos Importados, em Brasília, e em São Paulo.
Segundo a polícia, o grupo também agia de forma organizada no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. Os dois detidos – um homem e uma mulher – vão responder por estelionato, lavagem de dinheiro e uso de documento falso.
Ao todo, nove mandados de prisão foram expedidos e autorizados pela Justiça, para cumprimento no DF, em SP e em MG. Até as 20h, apenas essas duas prisões tinham sido confirmadas pela Polícia Civil.
Segundo o coordenador de Repressão aos Crimes contra o Consumidor do DF, Wisllei Salomão, os criminosos usavam dados de pessoas reais para gerar cartões falsos. Nos endereços, os porteiros eram cooptados para interceptar os envelopes.
“Eles pegavam os dados de clientes, solicitavam cartões de crédito no nome deles e aliciavam porteiros pra receber os cartões enviados pelos bancos nos endereços indicados”, afirma.
“A organização criminosa pagava o serviço para que os porteiros recebessem as correspondências com as segundas vias dos cartões, alegando que os donos moravam naqueles endereços.”

Com o grupo foram apreendidos R$ 240 mil e US$ 8 mil, em espécie. Além da quantia, a polícia encontrou cerca de mil cartões de crédito e duas máquinas usadas, supostamente, para clonar os itens.
Ponte aérea
Com os cartões de crédito fraudulentos em mãos, os criminosos seguiam para o Rio de Janeiro, onde compravam os celulares. Os aparelhos eram, então, enviados para Brasília por transporte aéreo. Em um mês, a Polícia Civil contabilizou 20 remessas feitas por uma empresa contratada.
Na Feira dos Importados, os eletrônicos eram vendidos sem nota fiscal. “Quem comprava o produto não tinha consciência que era produto de crime”, afirmou o delegado. “Os vendedores tentavam ludibriá-los, alegando que pagariam menos imposto, mas davam termo de garantia.”
Os 10 gigantes do Brasil: Veja quem são os grandes “papa” títulos do futebol brasileiro
Dale dale Hermanos! Veja quem foram os cinco argentinos que marcaram o futebol brasileiro
Santos reforça elenco para 2025 com chegada de Thaciano
Os maiores campeões do Campeonato Mineiro: história, títulos e curiosidades
Grêmio ou Internacional? Conheça os maiores campeões do Campeonato Gaúcho