Uma sucuri de cerca de 5 metros de comprimento foi flagrada no rio Paraná em Aparecida do Taboado, no Mato Grosso do Sul, a 450 quilômetros da capital Campo Grande.
A cobra havia se alimentado de uma capivara e estava próxima da margem do rio enquanto fazia a digestão quando foi filmada por turistas.
“Filmar é permitido, mas o ideal é não perturbar um animal silvestre. No caso da sucuri, a presa poderia ser regurgitar em uma situação de ameaça para conseguir fugir do perigo”, afirma o tenente-coronel Queiroz, da Polícia Ambiental do Mato Grosso do Sul.
Segundo o tenente, os turistas não cometeram nenhum crime até o momento em que o vídeo foi gravado.
Pelas imagens dos vídeos que circulam na internet, a sucuri tenta se afastar da margem onde estão algumas pessoas e nada cmo certa dificuldade até uns galhos próximos.
Manipular ou ferir um animal silvestre pode gerar uma multa administrativa de até R$ 5 mil e uma pena de 6 meses até um ano de prisão. Como a sucuri é um animal em extinção, a pena tem um acréscimo de um ano.
“A sucuri é um animal que pode ser encontrado em todo o estado do Mato Grosso do Sul. A cobra filmada em Aparecida do Taboado é grande, mas essa espécie pode chegar a até 10 metros”, explica o tenente-coronel.
A orientação de polícia militar ambiental é não se aproximar e não perturbar ao cruzar com um animal silvestre.

Os 10 gigantes do Brasil: Veja quem são os grandes “papa” títulos do futebol brasileiro
Dale dale Hermanos! Veja quem foram os cinco argentinos que marcaram o futebol brasileiro
Santos reforça elenco para 2025 com chegada de Thaciano
Os maiores campeões do Campeonato Mineiro: história, títulos e curiosidades
Grêmio ou Internacional? Conheça os maiores campeões do Campeonato Gaúcho