[dropcap]N[/dropcap]a fazenda de Orley Reginato, em Oscar Bressane (SP), são 33 hectares plantados com melancia da variedade Manchester. O produtor acompanha de perto cada etapa do desenvolvimento e, quanto mais perto da colheita, maior é a preocupação com pragas.
Orley diz que é preciso estar atento e percorrer a lavoura todo dia para ver ser há algum risco. Caso seja necessário, o uso de defensivos tem que ser rápido. O agricultor espera uma produtividade de 35 toneladas por hectare, cerca de cinco toneladas a mais que no ano passado.
O produtor escolheu plantar duas lavouras com diferença de 22 dias. A que foi cultivada mais tarde se desenvolveu melhor por causa do clima. Não choveu e a temperatura ficou em torno de 28°C, condição ideal para o crescimento da fruta.
De acordo com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), mais de 50 produtores cultivam melancia em Oscar Bressane e municípios próximos. A área plantada é de 1.500 hectares. Para o agrônomo Walter Ferreira, o plantio da fruta se destaca na região por causa do clima, que permite colher duas safras por ano, o que não é comum no Brasil.
O produtor Luciano Reginato também está satisfeito com a safra. A melancia está graúda, não sofreu com as doenças e a chuva foi na medida certa. A expectativa é colher 40 toneladas por hectare.
Estiagem atrasa início do plantio de amendoim em Paraguaçu Paulista
Redução da dose da vacina contra aftosa valerá a partir de maio
Coopershow deve atrair mais de 6 mil pessoas a partir desta quarta-feira em Cândido Mota
Sempre mais chuvosa, região de Assis tem cana sofrendo com a baixa umidade e Raízen Tarumã já anunciou atraso na safra
Assis recebe ‘Vale Direto Show’ nos dias 12 e 13 de setembro