Fique conectado

Brasil

Governo adia novamente início do horário de verão, desta vez para 18 de novembro

Presidente Michel Temer atendeu a pedido do Ministério da Educação, que temia que o horário de verão prejudicasse candidatos do Enem. O exame está previsto para o dia 4 de novembro.

Publicado em

404

Novamente o governo federal adiou o início do horário de verão, desta vez foi adiado para o dia 18 de novembro. A decisão do presidente Michel Temer deve ser publicada no “Diário Oficial da União” nos próximos dias. No início do horário de verão, os relógios devem ser adiantados em uma hora.

O presidente atendeu a um pedido do Ministério da Educação (MEC) para não prejudicar os estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em novembro. O horário de verão estava previsto para começar no dia 4, justamente a data da primeira prova do Enem. A segunda prova está marcada para o domingo seguinte, dia 11.

Em geral, o horário de verão começa em outubro. Mas, para não coincidir com a data das eleições, o presidente Michel Temer assinou um decreto no fim de 2017 que adiou o período para novembro. O primeiro turno está marcado para o dia 7 de outubro e o segundo turno para o dia 28.

Já a data final para o horário de verão foi mantida para o terceiro domingo de fevereiro de 2019. Os relógios deverão ser atrasados em uma hora na madrugada de sábado, dia 16, a partir da meia-noite.

Atualmente, adotam o horário de verão os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Calendário do Enem

O Enem acontecerá em dois domingos, nos dias 4 e 11 de novembro:

  • 04/11: 45 questões de linguagens, 45 de ciências humanas e redação.
  • Duração: 5h30
  • 11/11: 45 questões de ciências da natureza e 45 de matemática.
  • Duração: 5h
  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Encerramento das provas: 19h (primeiro dia) e 18h30 (segundo dia)

Horário de verão

O horário de verão tem sido adotado no Brasil desde a década de 30, com alguns intervalos. Nos últimos dez anos, segundo o governo federal, a medida possibilitou uma redução média de 4,5% na demanda por energia no horário de maior consumo e uma economia absoluta de 0,5%.

Essa economia equivale, em todo o horário de verão, ao consumo mensal de energia em Brasília, com 2,8 milhões de habitantes. A energia poupada também “reforça” o sistema, diminuindo a necessidade de uso da energia de termelétricas, que é mais cara e poluente.

Com informações do G1

Brasil

Engenheiro Agrônomo é morto por produtor em Mato Grosso

Engenheiro de Sinop, de 33 anos, foi é assassinado com tiros à queima-roupa.

Publicado em

Do Compre Rural
Com informações da Folha Max
Foto: Reprodução / Redes Sociais

Um vídeo do estabelecimento em que estava o engenheiro agrônomo Silas Henrique Palmieri Maia, de 33 anos, mostra o momento em que ele foi executado com pelo menos quatro tiros à queima-roupa. (Veja o vídeo abaixo)

O autor dos tiros foi identificado como o produtor rural Paulo, com quem a vítima teria tido um desentendimento horas antes. Conforme a imprensa local, Silas estava na mesa de um restaurante da região. Um homem  se aproximou por trás e atirou duas vezes na cabeça do engenheiro.

O amigo  de Silas  tentou socorrê-lo até o hospital, mas ele morreu durante o resgate. As imagens são fortes e registram que Silas e um amigo, também engenheiro, estavam sentados em uma lanchonete e não perceberam a aproximação do suspeito. Em seguida, no canto do vídeo o produtor dá um tapa nas costas de Silas e dispara pelo menos quatros vezes na nuca do engenheiro.

A Polícia Civil procura pelo proprietário da fazenda que o agrônomo cobrou a dívida. Segundo o portal Folha Max, o produtor é considerado foragido.

ATENÇÃO!

IMAGENS FORTES:

 

Continue lendo

Brasil

Acidente entre quatro caminhões e um carro deixa dois feridos na BR-116

Situação foi na manhã desta terça-feira (19). Até a publicação desta reportagem, o tráfego havia sido liberado em meia pista.

Publicado em

Do G1
Acidente entre quatro caminhões e um carro deixa dois feridos na BR-116 — Foto: PRF

Um acidente envolvendo quatro caminhões e um carro deixou duas pessoas feridas por volta das 7h, em Campo do Tenente, na BR 116, km 184.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um dos caminhões com placas de Angelina (SC) perdeu o controle e tombou. Ele estava carregado de tubulações, o que fez com que interditasse totalmente a pista, sentido Curitiba. Até a publicação desta reportagem, o tráfego havia sido liberado em meia pista.

Segundo a PRF, outro caminhão com placas de Flores da Cunha (RS), carregado de concreto, não viu o acidente e acabou batendo com os outros veículos.

Acidente entre quatro caminhões e um carro deixa dois feridos na BR-116 (Foto: PRF)

Os dois feridos foram encaminhadas ao Hospital de Mafra, em Santa Catarina, com ferimentos moderados. Um deles era motorista do carro e o outro prestava atendimento à ocorrência e sofreu escoriações no joelho, segundo a PRF.

De acordo com a polícia, estão envolvidos no acidente dois caminhões, sendo um de Mafra -SC e um de Rio Negro – PR, duas carretas, uma de Lages -SC e outra de Flores da Cunha – RS, e um carro de passeio.

Até a publicação desta reportagem, a PRF fazia a limpeza da pista no local.

Acidente entre quatro caminhões e um carro deixa dois feridos na BR-116 — Foto: PRF

Pista totalmente interditada no km 184 — Foto: Arteris Planalto Sul

Continue lendo

Brasil

Jovem com depressão tira a própria vida com tiro na boca em Rondônia

Publicado em

Do Portal de Rondônia
com informações de Cristiano Lira
Jovem com depressão tira a própria vida com tiro na boca em Rondônia (Foto: Reprodução)

Um jovem de apenas 26 anos de idade acabou tirando a sua própria vida na noite deste domingo (17), na Rua Esperantina, bairro Centenário, em Rolim de Moura (RO).

A vítima identificada como, Mário Ambrósio de Paula, havia vindo do estado do Espirito Santo a pouco mais de um ano, e residia em um apartamento na referida rua com a sua mãe.

No inicio da noite ele entrou no banheiro do apartamento e de posse de um rifle de fabricação caseira e calibre .22, disparou um tiro na região de sua boca, vindo a óbito no local.

A mãe abalada com a cena do crime, teve que ser retirada do apartamento.
O jovem trabalhava em uma empresa de designer gráfico da cidade e era muito querido por todos. Colegas de trabalho relataram que o jovem tinha um comportamento sempre quieto.

Os seus familiares, relataram que o mesmo estava passando por problemas depressivos. Ainda durante do dia, Mário havia usado o WhatSapp e pedido para a sua tia que cuidasse de sua mãe.

A Polícia Militar foi acionada e apreendeu a arma do crime, em seguida a Perícia Criminal esteve no local realizando os trabalhos de praxes, sendo liberado o corpo a pedido da família para uma funerária da cidade de Santa Luzia, onde será velado e enterrado.

Jovem com depressão tira a própria vida com tiro na boca em Rondônia (Foto: Reprodução)

Continue lendo
Solutudo 300
WhatsAssp AssisNews
Publicidade

FaceNews

Mais lidas