Considerado um tema de extrema relevância para a área da saúde, a Segurança do Paciente foi referenciada durante toda a semana, entre os dias 16 e 20 de setembro nos Ambulatórios Médicos de Especialidades – AMEs de Assis e Ourinhos.
A cultura de Segurança do Paciente é trabalhada permanentemente por colaboradores e Comissões específicas nos Ambulatórios. Embora pouco divulgado, o tema busca proteger os pacientes de possíveis riscos ao frequentar uma unidade ou serviço de saúde, criando barreiras para eliminar falhas que possam como consequência ocasionar danos aos pacientes. Todo este trabalho segue as seis metas estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde – OMS: 1. identificação do usuário; 2. comunicação efetiva; 3. cirurgia segura; 4. higiene de mãos; 5. segurança de medicamentos; 6. quedas e lesão por pressão.

Para destacar a importância da Segurança do Paciente no ambiente de saúde e divulgar as ações que são realizadas nos Ambulatórios, durante a última semana foram distribuídos aos pacientes dos AMEs folhetos com as 6 metas, cartazes nos corredores do prédio, além de vídeos explicativos nas tvs das recepções. Encerrando a semana, um vídeo foi lançado nas redes sociais, mostrando o trabalho das Comissões de Segurança do Paciente e de toda a equipe dos Ambulatórios.
Os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AME)s são unidades Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo de alta resolutividade, com modernos equipamentos, que oferecem consultas, exames e, em alguns casos, cirurgias em um mesmo local, proporcionando maior rapidez ao diagnóstico e ao tratamento dos pacientes.
Gerenciados pela Santa Casa de Assis, o AME Assis é referência para 12 municípios, sendo: Assis, Borá, Cândido Mota, Cruzália, Florínea, Lutécia, Maracaí, Palmital, Paraguaçu Paulista, Pedrinhas Paulista, Platina e Tarumã. Já o AME Ourinhos, que em 2015 se tornou AME Mais (hospital dia) é referência para 13 municípios, sendo: Bernardino de Campos, Canitar, Chavantes, Espírito Santo do Turvo, Ibirarema, Ipaussu, Óleo, Ourinhos, Ribeirão Do Sul, Salto Grande, Santa Cruz do Rio Pardo, São Pedro do Turvo e Timburi.
Juntos em 2019, os AMEs já realizaram aproximadamente 150 mil atendimentos, sendo cerca de 100 mil exames e 5 mil cirurgias.
Para saber mais sobre os AMEs acesse www.santacasadeassis.org.br

Casos de varíola dos macacos chegam a 76 em todo o país
Covid-19: governo libera quarta dose para maiores de 40 anos
Ministério da Saúde confirma 8º caso de varíola dos macacos no país
Brasil registra 70 mortes e 40,1 mil casos em 24 horas
Primeiro caso de varíola dos macacos no Brasil é confirmado na cidade de São Paulo